REPRESENTAÇÃO NUMA VERTENTE DA ANÁLISE DE DISCURSO E SEU FUNCIONAMENTO EM SITUAÇÕES DE ENSINO E PESQUISA

Autores

  • Maria José Pereira Monteiro de Almeida Professora Titular do Departamento de Ensino e Práticas Culturais. Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
  • Cassiano Rezende Pagliarini Pós-Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência. Faculdade de Ciências de Bauru. Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Resumo

Este estudo partiu da constatação do amplo uso da noção de representação com significados distintos em diferentes estudos no âmbito das pesquisas da área de ensino, e do reconhecimento da relevância de se compreender esse uso no que se refere aos apoios teóricos em que os estudos se sustentam. Sob o ponto de vista teórico, apoiamo-nos nos pressupostos da análise de discurso (AD) francesa de Michel Pechêux (1938-1983) e nos pautamos, principalmente, em textos de Eni Orlandi publicados no Brasil. Nosso objetivo básico, com este estudo, foi o de compreender alguns aspectos do funcionamento da noção de representação quando inserida nesse referencial teórico.

 Palavras-chave: Representação. Referencial teórico. Análise de Discurso.

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Publicado

12-12-2018

Como Citar

Almeida, M. J. P. M. de, & Pagliarini, C. R. (2018). REPRESENTAÇÃO NUMA VERTENTE DA ANÁLISE DE DISCURSO E SEU FUNCIONAMENTO EM SITUAÇÕES DE ENSINO E PESQUISA. Revista Discurso &Amp; Imagem Visual Em Educação, 3(1), 4–15. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rdive/article/view/32129