O USO PEDAGÓGICO DA IMAGEM NOS CURSOS DE BASE DO SERVIÇO DE EDUCAÇÃO POPULAR (GUARABIRA – PB), DE 1982 A 1986

Autores

  • José Barbosa Silva UFPB

Resumo

O Serviço de Educação Popular (SEDUP) foi criado como uma entidade de prestação de serviços e de assessoria a diversos movimentos sociais populares da região do Brejo Paraibano. Inicialmente, era um órgão da Igreja Católica, que atendia a questões sociais não ligadas à religião. Trabalhou para movimentos sindicais, organização de mulheres trabalhadoras, associações de categorias profissionais ou de bairros, pequenos produtores agrícolas (hoje conhecidos como agricultura familiar) etc. Além de acompanhar pequenos projetos de tecnologia alternativa agrícola e grupos de alfabetização de adultos, realizou cursos de base, destinados a oferecer formação política e sindical para os agricultores da região. Escolhemos, neste trabalho, tratar do uso pedagógico da imagem nesses cursos e recolhemos dados da dissertação de Mestrado ‘Assessoria e movimento popular: um estudo do Serviço de Educação Popular’, de minha autoria, somados com registros escritos em forma de relatórios semanais feitos pelos membros que participaram desses cursos na época, entre os anos de 1982 e 1986, e estudos teóricos que analisam o envolvimento da Igreja Católica brasileira com setores populares e com a Educação Popular, dos anos de 1970 a 1980. Trata-se de um estudo de caso, mas com serventia para se compreenderem outros acontecimentos de teor equivalente. Uma contribuição válida para os tempos de agora, quando a diversidade de práticas que se dizem populares ou em favor dos “marginalizados” dilui a noção de pertencimento a uma classe ou segmento social. Vive-se vaidades individualizadas de pequenos grupos, imersos em tempos líquidos, cada vez mais fechados em si mesmos, que não se somam em um projeto comum.

Palavras-chave: Educação Popular. Uso pedagógico da imagem. Classe social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Barbosa Silva, UFPB

Graduado em Comunicação Social (1982) e mestre em Educação pela UFPB (1992) e doutor em Educação pela UFC (2007). É professor do Departamento de Metodologia da Educação do Centro de Educação da UFPB.

Referências

ARDOINO, J. Abordagem multirreferencial (plural) das situações educativas e formativas. In: J. G. Barbosa (Coord.). Multirreferencialidade nas ciências e na educação. São Carlos: Editora da UFSCar, 1998. pp. 24-41.

BAUMAN, Zygmunt. Tempos líquidos. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.

DEMO, Pedro. Pesquisa participante: saber pensar e intervir juntos. 2. ed. Brasília: Liber Livro, 2008.

FESTA, Regina. Movimentos sociais, comunicação popular e alternativa. In REGINA, Festa; Silva, Carlos Eduardo Lins. Comunicação popular e alternativa no Brasil. São Paulo: Paulinas, 1986.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 14. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.

GRAMSCI, Antonio. Concepção dialética da história. 7. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1987.

GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. 6. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1988.

GRINBERG, Máximo Simpson. (Org.). A comunicação alternativa na América Latina. Petrópolis: Vozes, 1987.

JAPIASU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: IMAGO, 1976.

LE BOTERF, Guy. Pesquisa participante: propostas e reflexões metodológicas. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues (Org.). Repensando a pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1984.

LIMA, Luiz Gonzaga de Souza. Notas sobre as comunidades eclesiais de base e a organização política. In: LIMA, Luiz Gonzaga de Souza (Org.). Alternativas populares da democracia no Brasil, anos 80. Petrópolis (RJ): Vozes, 1980.

MAINWARING, Scott. Igreja Católica e Política no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1989.

MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 1998.

MELO, José Marques. Para uma leitura crítica da comunicação. São Paulo: Paulinas, 1985.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 5. ed. São Paulo/Rio de Janeiro: HUCITEC/ABRASCO, 1998.

MIRANDA, Orlando. Tio Patinhas e os mitos da comunicação. São Paulo: Summus, 1976.

PENNA, Maura. Identidade e movimentos sociais: homogeneidade ou aliança? In: Política e trabalho, Caderno 7. (pp. 60-61). Abril de 1989. João Pessoa: UFPB, 1989.

PERUZZO, Cecília Maria Krohling. Comunicação nos movimentos populares: a participação na construção da cidadania. Petrópolis (RJ): Vozes, 1988.

RUBIN, Albino. Sobre a imprensa das classes subalternas, 1880-1922. In: MELO, José Marques (Coord.). Comunicação e classes subalternas. São Paulo: Cortez, 1980.

SADER, Eder. Quando novos personagens entram em cena. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

SILVA, José Barbosa. Assessoria e movimento popular: um estudo do Serviço de Educação Popular. João Pessoa: Centro de Educação/Universidade Federal da Paraíba, 1992. Dissertação de Mestrado. Centro de Educação/UFPB. Mimeo.

SILVA, José Barbosa. Educação de jovens e adultos e alfabetização: a natureza política dos conceitos. Revista Conceitos nº 14. João Pessoa: ADUFPB/UFPB, 2007, pp. 36-44.

Downloads

Publicado

19-11-2018

Como Citar

Silva, J. B. (2018). O USO PEDAGÓGICO DA IMAGEM NOS CURSOS DE BASE DO SERVIÇO DE EDUCAÇÃO POPULAR (GUARABIRA – PB), DE 1982 A 1986. Revista Discurso &Amp; Imagem Visual Em Educação, 2(2), 40–60. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rdive/article/view/42482