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O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

1. A Revista Espaço do Currículo não cobra taxas para submissão e publicação de artigos.

2. A Revista Espaço do Currículo (REC) aceita textos para publicação nas seguintes modalidades:

I. Artigos

Descrição: entende-se por artigo científicos produções resultantes de pesquisas empíricas e análises sobre políticas e práticas curriculares que centrem sua discussão na área da Educação, especificamente os estudos sobre o currículo.

II. Ensaios

Descrição: por ensaios compreende-se os estudos e debates teóricos e/ou metodológicos sobre o estado da arte acerca de temáticas voltadas ao campo da Educação, como ênfase nas Políticas e Práticas Curriculares.

III. Resenhas

Descrição: são consideradas resenhas textos que privilegiem as obras (livros, coletâneas, filmes e documentários) de relevância na área da Educação, com ênfase nos estudos da políticas e práticas curriculares.

IV. Entrevistas

Descrição: nessa modalidade estão contempladas as produções com autores, autoridades reconhecidas no campo acadêmico, dirigentes de movimentos organizados, artistas e outras personalidades que contribuam para o debate da área de educação, com foco no estudo das Políticas e Práticas Curriculares.

V. Informes de publicações

Descrição: espaço para socialização de Monografias, Dissertações, Teses, livros, filmes, documentários e outras obras na área de Educação, em especial as que possuem foco nas Políticas e Práticas Curriculares.

3. Os textos, em português, espanhol ou inglês, devem ser inéditos. Relatos de pesquisa ou experiência devem ser transformados em artigos para publicação nessa revista científica, conforme as diretrizes da REC.

4. Os trabalhos recebidos para publicação são submetidos à seleção prévia do editor científico da seção a que se destina o texto. As seções estão circunscritas às seguintes temáticas: POLÍTICAS EM CURRÍCULO: cotidianos, desafios, resistências e invenções; Políticas de currículo e formação em administração e gestão educacional; Gênero e diversidade sexual nos currículos ; Demanda Contínua e Informes de Publicação ou outras seções temáticas que possam estar abertas.

5. A seleção dos artigos para publicação toma como referência sua contribuição à Educação, dentro da linha editorial da revista. Também são fundamentais a originalidade do tema ou do tratamento dado ao assunto, a consistência e o rigor da abordagem teórica-metodológica e a qualidade do texto.

6. Os arquivos dos textos devem ser encaminhados somente mediante cadastro realizado por meio do site da revista (http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rec/index).

7. Todos os dados de identificação dos autores deverão ser, OBRIGATORIAMENTE, digitados diretamente nos campos apropriados da página de cadastramento do artigo e do/a(s) autor/a(s) no sistema, incluindo nome completo do/a autor/a ou autores, endereço postal, telefone, ORCID ID , e-mail e uma breve descrição do currículo, no máximo três linhas, que deve conter e titulação e filiação institucional. Esses dados não devem constar do arquivo Word (ou compatível) enviado pelo portal.

8. Os manuscritos submetidos, quando derivados de estudos que envolvem seres humanos, devem obrigatoriamente ter sido aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa, conforme preconizam as diretrizes e normas da Resolução 510/16. Os autores deverão inserir a cópia digitalizada da declaração de aprovação do Comitê de Ética em pesquisa da instituição como documento complementar.

9. Os manuscritos devem ter no máximo dois autores.

10. Pelo menos um dos autores do texto deve possuir o título de Doutor.

11. Os arquivos para submissão devem estar no formato .doc ou .docx e não devem ultrapassar os 2 Mb.

12. Solicitamos que as normas sejam cuidadosamente seguidas; caso contrário, os textos enviados não serão considerados para avaliação. Ver:

- Normas técnicas gerais

- Estrutura para Artigo e Ensaio

- Estrutura para Entrevista

- Estrutura para Resenha

- Estrutura para Informe de publicação

13. A modalidade a qual o texto se enquadra (Artigo, Ensaio, Resenha, Entrevista ou Informes de publicação) deve ser mencionada nos comentários ao editor.

14. O processo de avaliação dos Artigos, Ensaios, Resenhas e Entrevistas enviados à Revista Espaço do Currículo obedece ao seguinte fluxo de avaliação pelos pares:

a. Análise quanto à forma: nessa fase, os textos são submetidos à leitura de ao menos dois dos editores e são avaliados quanto a sua adequação aos critérios gerais da Revista Espaço do Currículo e à linha editorial. Assim, são devolvidos aos autores os textos que:

i. Configuram-se como relatos de experiência ou de pesquisa;

ii. Configuram-se unicamente como revisão bibliográfica e não esteja na seção de ensaios;

iii. Configuram-se notadamente como simples recorte de uma dissertação ou tese, sem a devida adaptação para artigo e/ou ensaio;

iv. Apresentam-se sob a forma de projeto ou relatório de pesquisa;

v. Não apresentam uma análise suficientemente aprofundada da temática que se propõe a discutir;

vi. Não têm a área da educação, com foco nos estudos sobre o currículo, como eixo central da discussão;

vii. Possuem erros de redação, bem como de estruturação do texto, a ponto de dificultar a compreensão das partes ou mesmo do todo;

viii. São meramente descritivos e não apresentam uma análise da problemática abordada;

ix. Não possuem a forma de artigo científico usualmente praticada nos periódicos de Educação, quando submetidos na seção artigo ou ensaios;

x. Não cumprem as normas da Revista Espaço do Currículo para submissão dos artigos, ensaios, entrevistas, resenhas ou resumos (formatação, citações, referências...);

xi. Quando forem artigos ou ensaios não apresentam resultados, formulações ou conclusões que apontem avanços para a temática proposta;

xii. Se inscrito como artigos, não apresentam elementos empíricos ou argumentações suficientemente desenvolvidas que fundamentem as conclusões.

Tais trabalhos serão devolvidos aos autores com a sugestão de que sejam reformulados, para efeito de nova submissão e avaliação pela Revista Espaço do Currículo, em outra oportunidade. Os trabalhos que se enquadram em nenhuma das características acima serão considerados aptos para a fase seguinte.

b. Análise por pares quanto ao mérito: nessa segunda fase, a Editoria da Revista Espaço do Currículo encaminha o artigo sem a identificação do autor a, no mínimo, dois pareceristas da área temática específica do trabalho (membros do conselho editorial ou convidados ad hoc), de dois estados diferentes ou do exterior. A avaliação levará em conta os seguintes critérios:

i. Contribuição à área da educação e dos estudos curriculares;

ii. Originalidade do tema e/ou do tratamento dado ao tema;

iii. Consistência argumentativa;

iv. Rigor da abordagem teórico-metodológica;

v. Qualidade geral do texto.

vi. Os pareceristas podem aceitar plenamente o texto, aceitar solicitando reformulações ou recusar. Qualquer uma das hipóteses é justificada por um parecer descritivo.

vii. Quando os dois pareceristas recusam o trabalho, o artigo é devolvido ao autor.

viii. Quando os dois pareceristas aceitam o trabalho, ele passa à fase seguinte.

ix. Por fim, quando um, ou os dois pareceristas solicitam reformulações, o trabalho é devolvido ao autor, solicitando que o mesmo considere os pareceres e reformule o artigo no prazo de trinta dias.

x. Quando o autor reenvia o texto reformulado, segundo as sugestões dos pareceristas, ele é reavaliado e passa à fase final.

c. Editoração do trabalho às normas da Revista Espaço do Currículo: uma vez aceito para publicação, o trabalho é submetido a uma normalização para que seja finalmente encaminhado pela Editoria para a publicação.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação por Pares Cega.
  2. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".
  3. Os arquivos para submissão estão em formato .doc ou .docx e não ultrapassam 2Mb.
  4. O arquivo com o texto tem, em sua primeira folha, o título, o resumo, as palavras-chave em Português e em Inglês ou Espanhol.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  6. O texto tem no máximo dois autores e pelo menos um dos autores possui titulo de doutor? Se não, justifique em "Comentários ao Editor".
  7. Irei anexar o parecer do Comitê de Ética como documento suplementar se a pesquisa envolveu humanos.
  8. Nós mencionamos nos comentários ao editor a modalidade na qual o texto se vincula.
 

Declaração de Direito Autoral

Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades.