O CONCEITO DE CAPITAL CULTURAL E A CERTIFICAÇÃO DA PROFISSIONALIZAÇÃO EM PIERRE BOURDIEU

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v10i1.32673

Palavras-chave:

Formação, Bourdieu, Cultura política, Certificação

Resumo

Esse estudo vem dimensionar as possibilidades teóricas da sociologia da educação de Pierre Bourdieu ao enfatizar a importância da educação escolar em seu papel de reprodução e de legitimação de estruturas sociais de exclusão. Conceitua o papel da cultura na disseminação da ciência e problematiza a certificação da profissionalização no alcance da qualificação e ajuste ao mercado de trabalho e de veiculação de uma nova cultura universitária e/ou ethos acadêmico.

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Biografia do Autor

Noádia Munhoz Pereira, Universidade Federal de Uberlândia, Brasil.

Doutora em educação pela Universidade Federal de Uberlândia.

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Publicado

28-04-2017

Como Citar

PEREIRA, N. M. O CONCEITO DE CAPITAL CULTURAL E A CERTIFICAÇÃO DA PROFISSIONALIZAÇÃO EM PIERRE BOURDIEU. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 123–131, 2017. DOI: 10.15687/rec.v10i1.32673. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/rec.v10i1.32673. Acesso em: 29 mar. 2024.

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