CURRÍCULO

possibilidades atuais para educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2019v12n1.44739

Palavras-chave:

Educação., Currículo., Políticas Curriculares.

Resumo

Este dossiê centra seu campo problemático nesse período histórico, onde os estudos voltados as políticas curriculares se caracterizam e se articulam a partir de conceitos como enunciação, hibridismo, cotidiano e multiplicidade de acontecimentos (PINAR, 2007). A questão principal consistiu em compreender como os movimentos em defesa de setores específicos da educação ampliam o debate com um governo federal, instituído e consolidado como de disputa, em defesa de uma política para a Educação do Campo; Educação Infantil; Educação de Jovens e Adultos; Educação Inclusiva e Educação Integral? De que forma estas ações possibilitaram novas políticas curriculares? Quais avanços e retrocessos observam-se nos currículos escolares para estes setores específicos? A materialização do currículo, através da prática pedagógica, conduz as novas vertentes e experiências que ampliam estes corpus teóricos e possibilitam o surgimento de novos itinerários educativos?

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Biografia do Autor

Ana Cláudia da Silva Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba e Professor da Carreira de Magistério Superior da Universidade Federal da Paraíba.

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Publicado

02-03-2019

Como Citar

RODRIGUES, A. C. da S. CURRÍCULO: possibilidades atuais para educação. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 1–4, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2019v12n1.44739. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/44739. Acesso em: 29 mar. 2024.

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