O CURSO DE PEDAGOGIA E AS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES: ANÁLISE CRÍTICA DE UM CURRÍCULO ESCRITO

Autores

  • Antonio Pereira uneb

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v7i2.19043

Resumo

O texto descreve uma análise do currículo escrito do curso de pedagogia da Universidade do Estado da Bahia, fruto de um processo (des)contínuo de reformulação curricular, buscando explicitar as contradições e possibilidades desse documento a partir dos elementos constitutivos que organizam o currículo, como os eixos temáticos, a concepção formativa, o perfil profissiográfico que se deseja para o/a pedagogo/a, os princípios educativos e a matriz curricular. Nesse percurso, busca-se conceituar currículo escrito e praticado, bem como revisar, resumidamente, o contexto social das reformas neoliberais e seus reflexos na educação, particularmente no curso de pedagogia, quando da imposição de uma reformulação para flexibilizá-lo, imposição essa verificada nas novas legislações educacionais, como a LDBN 9394/96 e as Diretrizes Curriculares de Pedagogia, Resolução CNE/CP 01/2006.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Antonio Pereira, uneb

doutor em educação, universidade federal da bahia, prof. da UNEB, lider do grupo de pesquisa em educação social, curriculo e formação do educador

Downloads

Publicado

25-03-2015

Como Citar

PEREIRA, A. O CURSO DE PEDAGOGIA E AS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES: ANÁLISE CRÍTICA DE UM CURRÍCULO ESCRITO. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 7, n. 2, 2015. DOI: 10.15687/rec.v7i2.19043. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/rec.v7i2.19043. Acesso em: 20 abr. 2024.