CURRÍCULOS PRATICADOSPENSADOS NOS COTIDIANOS DA EJA

condições e procedimentos de tradução

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2019v12n2.38641

Palavras-chave:

Currículos praticadospensados., Educação de jovens e adultos., Cotidianos.

Resumo

O que acontece nos cotidianos escolares, nas relações entre professores e estudantes, a maneira como constroem conhecimento, afetividades e interagem nos espaços-lugares de uso diário, é sempre mais amplo e possível do que verticalmente estabelecem os currículos prescritos. Compreender como são praticadospensados estes diferentes currículos nos cotidianos da educação de jovens, adultos e idosos, e de como praticantes desta modalidade educativa resistem a lógica monocultural de conhecimento e re-ligam saberes, criando táticas operacionais de aprendizagem, constituem objetivos deste trabalho. A compreensão dessa realidade – existente-possível, vincula-se aos estudos acerca do pensamento complexo, das pesquisas nosdoscom os cotidianos e de reflexões acerca da sociologia das ausências e das emergências. Assim, um mergulho profundo nos cotidianos de professores desta modalidade educativa se caracterizou procedimento metodológico indispensável para que fosse possível conhecer, desde dentro, como estes professores enfrentam as condições postas pela realidade do conhecimento curricular hegemônico e quais procedimentos de tradução vêm-se produzindo nas interações que mantêm com o grupo. O enlace das diferentes práticas curriculares revelou indícios de luta, de resistência e de criatividade, específicas de processos educativos democratizantes, contribuindo com o debate no atual contexto das reformas políticas em educação, e na maneira de como os saberes produzidos na EJA não partem da premissa de um conhecimento geral e nem de uma ignorância geral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Francisco Canindé Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação - Poseduc da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Referências

AFONSO, Augusto. O papel do professor na (Re)Construção do Currículo do 1º Ciclo do Ensino Secundário em Angola: das intenções às práticas. Capítulo III da Tese de Doutoramento. Braga: Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, 2004.

ANGOLA - Lei de Bases do Sistema Educativo Angoano. Lei de Base do Sistema de Educação e Ensino Nº 17/16 de 7 de Outubro. Angola, 2016.

CANÁRIO, Rui. A escola tem futuro? Das promessas às incertezas. Porto Alegre: Artmed, 2006.

COUTINHO, Carlos. Paradigmas, Metodologias e Métodos de Investigação. Lisboa: Almedina, 2011.

DLP. Dicionário da Língua Portuguesa. Porto: Porto Editora, 2011.

FIGUEIREDO, Carla; LEITE, Carlinda & FERNANDES, Preciosa. O desenvolvimento do currículo no contexto de uma avaliação de escolas centrada nos resultados: que implicações? Currículo sem Fronteiras, v. 16, n. 3, p. 646-664, set./dez. 2016.

GIL, António. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6ª Edição. São Paulo: Atlas , 2008.

LEITE, Carlinda. Para uma escola Curricularmente inteligente. Porto: Edições Asa, 2003.

MARCONI, Andrade; LAKATOS, Eva. Fundamentos de Metodologia Científica. 5ª ed. São Paulo: Editora Atlas S.A, 2003.

MORGADO, José . A (des)construção da autonomia curricular. Lisboa: Edições ASA, 2000.

MACHADO, Manuel. O Papel do Professor na Construção do Currículo. Dissertação apresentada para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação. Braga: Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, 2006.

PACHECO, José. Currículo: teoria e práxis. Porto: Porto Editora, 2001.

PACHECO, José. Tendências de descentralização das políticas curriculares. In José Augusto Pacheco (Org.), Políticas Educativas. O Neoliberalismo em Educação. Porto: Porto Editora, pp. 91-107, 2001.

Downloads

Publicado

26-05-2019

Como Citar

SILVA, F. C. CURRÍCULOS PRATICADOSPENSADOS NOS COTIDIANOS DA EJA: condições e procedimentos de tradução. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 299–308, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2019v12n2.38641. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/ufpb.1983-1579.2019v12n2.38641. Acesso em: 28 mar. 2024.