Participação Feminina na Governança Corporativa de Empresas Familiares Listadas na BM&FBovespa

Autores

  • Nathália Aparecida Dias Vaccari Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Ilse Maria Beuren Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Palavras-chave:

Governança corporativa. Nível estratégico. Mulheres empreendedoras. Empresas familiares.

Resumo

Objetivo: Este estudo objetiva analisar a presença das mulheres em níveis estratégicos da governança corporativa de empresas familiares listadas na BM&FBovespa. De modo específico busca: (i) identificar a composição do conselho de administração nas empresas familiares listadas na BM&FBovespa; (ii) caracterizar as empresas que possuem mulheres no conselho de administração; e, (iii) verificar quantas mulheres integram o conselho de administração proporcionalmente em cada empresa.

Fundamento: As mulheres se deparam com o clássico efeito glass ceiling nas organizações (Weyer, 2007). Para Jackson e Callaghan (2009), o efeito teto de vidro nas organizações ocorre de diferentes formas, mas para o foco deste estudo destaca-se a desigualdade de gênero percebida na ocupação de cargos de níveis estratégicos.

Método: A opção metodológica para a condução da pesquisa foi de natureza aplicada, com abordagem descritiva quantitativa, realizada por meio de pesquisa documental, em particular no Relatório de Referência de 2013.

Resultados: Os resultados da pesquisa demonstram que a presença feminina na governança corporativa de empresas familiares listadas na BM&FBovespa ainda é pequena em comparação ao gênero masculino, correspondendo a menos de 10% em relação a média das ações. Conclui-se que são poucas as empresas que têm em sua composição acionária algum percentual de mulheres. No entanto, os resultados requerem parcimônia nas inferências, uma vez que os dados evidenciados no Relatório de Referência pouco esclarecem sobre a participação efetiva do gênero feminino na governança corporativa das empresas, o que se constitui em uma lacuna a ser preenchida com novas pesquisas, utilizando outras estratégias.

Contribuições: A relevância do estudo está em investigar a presença das mulheres em níveis estratégicos da governança corporativa de empresas familiares no Brasil, que se constitui em um tema ainda a ser explorado na literatura nacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathália Aparecida Dias Vaccari, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Paraná - UFPR

Endereço: Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 - Campus III - Jardim Botânico
CEP: 80210-170 – Curitiba, PR – Brasil

Ilse Maria Beuren, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP Professora do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Arquivos adicionais

Publicado

2016-12-31

Como Citar

Vaccari, N. A. D., & Beuren, I. M. (2016). Participação Feminina na Governança Corporativa de Empresas Familiares Listadas na BM&FBovespa. Revista Evidenciação Contábil &Amp; Finanças, 5(1), 113–131. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/recfin/article/view/28546

Edição

Seção

Seção Nacional