Evidenciação de Informações Estratégicas e a Volatilidade das Ações

Nevison Amorim Pereira, Marcelo Tavares

Resumo


Objetivo: Analisar a relação entre as informações estratégicas presentes nas demonstrações financeiras padronizadas (DFPs) e a volatilidade das ações de empresas brasileiras.

Fundamento: O disclosure de informações é um dos objetivos da contabilidade e isso representa transparência na relação entre empresas e usuários interessados. Além disso, autores como Murcia e Machado (2013), Malacrida e Yamamoto (2006) e Medeiros e Quinteiro (2005) demonstram vantagens econômicas para as empresas evidenciarem suas informações. Contudo, a Teoria do disclosure considera que os gestores divulgam informações de maneira voluntária, só quando há mais benefícios que custos.

Método: A amostra selecionada refere-se a trinta empresas que no período de 2013 a 2015 negociaram ações na BM&FBovespa. Foi efetuada a análise de conteúdo das demonstrações financeiras padronizadas para identificar a evidenciação das informações estratégicas e, em seguida, calculadas a volatilidade das ações. Por fim, aplicaram-se os métodos estatísticos matriz de correlação e regressão múltipla, entre a variável volatilidade e as demais variáveis: evidenciação estratégica, rentabilidade, endividamento, governança corporativa e tamanho.

Resultados: Indicam que, em média, 61,53% das empresas disponibilizaram evidenciação de informações estratégicas. Para um nível de significância de 5%, a hipótese de pesquisa foi aceita. Assim, empresas que evidenciaram informações estratégicas apresentaram menor volatilidade das ações. Ressalta-se que a variável governança corporativa diverge da literatura, já que não se apresentou significante, e, portanto, não apresenta influência sobre a volatilidade.

Contribuições: Revelar a importância da divulgação das informações estratégicas servindo de incentivos para as empresas aumentarem seu nível de evidenciação. 


Palavras-chave


Evidenciação. Informações Estratégicas. Volatilidade.

Texto completo:

DOI:10.18405/RECFIN20180207

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Revista Evidenciação Contábil & Finanças

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

ISSN 2318-1001

DOI 10.18405

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA)
Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC)

Campus I - CEP 58.051-900
João Pessoa - Paraíba - Brasil

Email: recfin@ccsa.ufpb.br
Telefone: 55 (83) 3216 7285