Evidenciação de Informações Estratégicas e a Volatilidade das Ações

Autores

  • Nevison Amorim Pereira Universidade Federal de Uberlândia
  • Marcelo Tavares Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Evidenciação. Informações Estratégicas. Volatilidade.

Resumo

Objetivo: Analisar a relação entre as informações estratégicas presentes nas demonstrações financeiras padronizadas (DFPs) e a volatilidade das ações de empresas brasileiras.

Fundamento: O disclosure de informações é um dos objetivos da contabilidade e isso representa transparência na relação entre empresas e usuários interessados. Além disso, autores como Murcia e Machado (2013), Malacrida e Yamamoto (2006) e Medeiros e Quinteiro (2005) demonstram vantagens econômicas para as empresas evidenciarem suas informações. Contudo, a Teoria do disclosure considera que os gestores divulgam informações de maneira voluntária, só quando há mais benefícios que custos.

Método: A amostra selecionada refere-se a trinta empresas que no período de 2013 a 2015 negociaram ações na BM&FBovespa. Foi efetuada a análise de conteúdo das demonstrações financeiras padronizadas para identificar a evidenciação das informações estratégicas e, em seguida, calculadas a volatilidade das ações. Por fim, aplicaram-se os métodos estatísticos matriz de correlação e regressão múltipla, entre a variável volatilidade e as demais variáveis: evidenciação estratégica, rentabilidade, endividamento, governança corporativa e tamanho.

Resultados: Indicam que, em média, 61,53% das empresas disponibilizaram evidenciação de informações estratégicas. Para um nível de significância de 5%, a hipótese de pesquisa foi aceita. Assim, empresas que evidenciaram informações estratégicas apresentaram menor volatilidade das ações. Ressalta-se que a variável governança corporativa diverge da literatura, já que não se apresentou significante, e, portanto, não apresenta influência sobre a volatilidade.

Contribuições: Revelar a importância da divulgação das informações estratégicas servindo de incentivos para as empresas aumentarem seu nível de evidenciação. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nevison Amorim Pereira, Universidade Federal de Uberlândia

Doutorando e Mestre em Ciências Contábeis na UFU. Especialista em Gestão Pública pela UFU. Graduação em Administração pela UFV. Atualmente exerce o cargo de Administrador na UFU.

Marcelo Tavares, Universidade Federal de Uberlândia

Professor Dr. Genética e Melhoramento de Plantas na ESALQ/USP. Professor Titular da FAMAT/UFU e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UFU.

Arquivos adicionais

Publicado

2018-04-28

Como Citar

Pereira, N. A., & Tavares, M. (2018). Evidenciação de Informações Estratégicas e a Volatilidade das Ações. Revista Evidenciação Contábil &Amp; Finanças, 6(2), 114–132. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/recfin/article/view/35362

Edição

Seção

Seção Nacional