Evidenciação da Informação Contábil: uma Retrospectiva das Pesquisas Socializadas no Congresso ANPCONT

Autores

  • Iago Franca Lopes Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ilse Maria Beuren Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Evidenciação da informação contábil, Trabalhos publicados, Congresso ANPCONT.

Resumo

Objetivo: Este estudo objetiva analisar as características das pesquisas sobre evidenciação contábil socializadas no Congresso ANPCONT no período de 2007 a 2016.

Fundamento: A evidenciação contábil é uma das formas visadas de comunicação com os agentes de mercado. Nesse cenário, a pesquisa contábil enquanto prática de ordem social e institucional instiga desenvolver estudos que contribuam para uma maior confiabilidade nas informações divulgadas pelas empresas.

Método: O processo de seleção dos trabalhos ocorreu em etapas sistemáticas e resultou em uma amostra de 90 trabalhos. Neles investigaram-se aspectos temporais, autoria, temática, enfoque teórico e metodológico, foco em informações obrigatórias ou voluntárias e uso da escala dicotômica para determinar o nível de evidenciação.

Resultados: Os resultados evidenciam uma evolução temporal dos estudos sobre evidenciação contábil, e duas universidades se destacaram pelos pesquisadores com maior número de trabalhos apresentados neste evento. As teorias de base que prevaleceram são Teoria da Divulgação e Teoria da Agência. As temáticas mais destacadas são a evidenciação ambiental e social e a evidenciação das informações presentes nas demonstrações contábeis, com ênfase em atos regulatórios e normativos. Os procedimentos metodológicos mais utilizados circunscreveram-se à análise de conteúdo com uso de ferramentas estatísticas.

Contribuições: Os achados evidenciam vieses de pesquisas sobre evidenciação contábil, além de fornecer insights sobre os mesmos. Reforçam, ainda, o papel que as universidades vêm desempenhando na geração de conhecimento e na busca por caminhos alternativos que demonstrem a relevância do acionista para o desenvolvimento organizacional, face à influência do normatizador nas temáticas investigadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Arquivos adicionais

Publicado

2018-04-28

Como Citar

Lopes, I. F., & Beuren, I. M. (2018). Evidenciação da Informação Contábil: uma Retrospectiva das Pesquisas Socializadas no Congresso ANPCONT. Revista Evidenciação Contábil &Amp; Finanças, 6(2), 58–80. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/recfin/article/view/36109

Edição

Seção

Seção Nacional