A Contabilidade do Crime no Brasil: Avanços e Desafios

Autores

  • MAGNO OLIVEIRA RAMOS UFBA
  • HERMES OLIVEIRA GOMES UFBA
  • MARIA VALESCA DAMÁSIO DE C. SILVA UFBA

Palavras-chave:

Contabilidade do Crime. Lavagem de Dinheiro. Crime contra a Ordem Tributária. Lei Anticorrupção

Resumo

Objetivo: Apresentar os resultados alcançados, após a obrigatoriedade de envio de informações dos serviços de contabilidade expedidas ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF).

Fundamento: Neste trabalho, a discussão partiu da análise das informações disponíveis do no banco de dados do COAF, referente às comunicações enviadas por órgãos parceiros no combate a crimes, lavagem de dinheiro, sonegação fiscal, entre outros.

Método: O trabalho caracteriza-se como exploratório, com análise de dados pré-existentes no banco de dados do COAF, no período dos anos de 2004 a 2015, particularmente, a partir de 2014, quando houve a obrigatoriedade dos envios. A abordagem do problema foi classificada como quantitativa, tendo em vista que se apoderou do teste de estatística descritiva e da verificação de dados estatísticos para efetuar todas as análises.

Resultados: Com o estudo, constatou-se uma pequena queda das informações repassadas ao órgão, como também, uma maior retração das interpelações institucionais e como ainda são grandes os desafios em prol ao combate de crimes nos meios empresarias.

Contribuições: Os achados deste estudo contribuem para a discussão em torno da criação de uma consciência nos profissionais e entidades contábeis em relação ao papel da contabilidade como ferramenta útil no combate ao crime contra a ordem tributária. Também, levanta possibilidades de estudos futuros, pesquisando relações que não são estudadas, já que não existem trabalhos que se debrucem sobe o recorte apresentado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Arquivos adicionais

Publicado

2018-04-28

Como Citar

RAMOS, M. O., GOMES, H. O., & SILVA, M. V. D. D. C. (2018). A Contabilidade do Crime no Brasil: Avanços e Desafios. Revista Evidenciação Contábil &Amp; Finanças, 6(2), 81–94. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/recfin/article/view/36232

Edição

Seção

Seção Nacional