A Contabilidade do Crime no Brasil: Avanços e Desafios

MAGNO OLIVEIRA RAMOS, HERMES OLIVEIRA GOMES, MARIA VALESCA DAMÁSIO DE C. SILVA

Resumo


Objetivo: Apresentar os resultados alcançados, após a obrigatoriedade de envio de informações dos serviços de contabilidade expedidas ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF).

Fundamento: Neste trabalho, a discussão partiu da análise das informações disponíveis do no banco de dados do COAF, referente às comunicações enviadas por órgãos parceiros no combate a crimes, lavagem de dinheiro, sonegação fiscal, entre outros.

Método: O trabalho caracteriza-se como exploratório, com análise de dados pré-existentes no banco de dados do COAF, no período dos anos de 2004 a 2015, particularmente, a partir de 2014, quando houve a obrigatoriedade dos envios. A abordagem do problema foi classificada como quantitativa, tendo em vista que se apoderou do teste de estatística descritiva e da verificação de dados estatísticos para efetuar todas as análises.

Resultados: Com o estudo, constatou-se uma pequena queda das informações repassadas ao órgão, como também, uma maior retração das interpelações institucionais e como ainda são grandes os desafios em prol ao combate de crimes nos meios empresarias.

Contribuições: Os achados deste estudo contribuem para a discussão em torno da criação de uma consciência nos profissionais e entidades contábeis em relação ao papel da contabilidade como ferramenta útil no combate ao crime contra a ordem tributária. Também, levanta possibilidades de estudos futuros, pesquisando relações que não são estudadas, já que não existem trabalhos que se debrucem sobe o recorte apresentado.


Palavras-chave


Contabilidade do Crime. Lavagem de Dinheiro. Crime contra a Ordem Tributária. Lei Anticorrupção

Texto completo:

DOI:10.18405/RECFIN20180205

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Revista Evidenciação Contábil & Finanças

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

ISSN 2318-1001

DOI 10.18405

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA)
Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC)

Campus I - CEP 58.051-900
João Pessoa - Paraíba - Brasil

Email: recfin@ccsa.ufpb.br
Telefone: 55 (83) 3216 7285