Análise Relacional entre Estilos de Aprendizagem e Métodos de Ensino em um Curso de Ciências Contábeis

Maervelym Pâmella de Andrade Simões, Lúcia Silva Albuquerque de Melo, Fabiano Ferreira Batista, Gianinni Martins Pereira Cirne

Resumo


Objetivo: Investigar a relação entre os estilos de aprendizagem dos discentes e os métodos de ensino utilizados por docentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Campina Grande.

Fundamento: O estudo encontra respaldo na Teoria da Aprendizagem Experiencial que orientou os estudos de Kolb (1999), segundo a qual cada indivíduo apresenta um estilo de aprendizagem predominante (Acomodador, Divergente, Convergente e Assimilador) que representa preferências do indivíduo, relacionadas à forma de perceber, organizar, processar e compreender as informações, dentro de um ciclo que compreende a Experiência concreta, Observação reflexiva, Conceituação abstrata e a Experimentação ativa.

Método: A pesquisa foi realizada junto a 19 professores e 134 alunos, com auxílio do inventário de Kolb (1999).

Resultados: O estilo de aprendizagem predominante entre os alunos foi o Assimilador e, entre os professores, foi o Convergente. Logo, constatou-se um alinhamento entre os estilos de aprendizagem dos professores e seus métodos de ensino, visto que os mais utilizados pelos docentes são aula expositiva e resolução de exercícios. No entanto, há uma incompatibilidade entre o modo de aprender dos alunos e o de ensinar dos professores, o que pode resultar em prejuízos ao processo de ensino e de aprendizagem na forma de desempenho insatisfatório.

Contribuições: Os resultados podem ser úteis aos docentes dos cursos de Ciências Contábeis, no intuito de evidenciar a necessidade do conhecimento dos estilos de aprendizagem dos alunos para, a partir deles, inserir estratégias de ensino que contemplem os estilos existentes em sala de aula.


Palavras-chave


Estilos de Aprendizagem; Inventário de Kolb; Métodos de ensino

Texto completo:

Português


DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2018v6n3.37337

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Revista Evidenciação Contábil & Finanças

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

ISSN 2318-1001

DOI 10.18405

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA)
Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC)

Campus I - CEP 58.051-900
João Pessoa - Paraíba - Brasil

Email: recfin@ccsa.ufpb.br
Telefone: 55 (83) 3216 7285