Análise da Imposição de Períodos de Lock-Up sobre o Saldo de Disponibilidades Mantido pelos Fundos Multimercados Brasileiros

Gleison de Abreu Pontes, Dienifer Aline Clemente de Oliveira, Rodrigo Fernandes Malaquias

Resumo


Objetivo: O objetivo geral deste trabalho é analisar o efeito da imposição de períodos de lock-up sobre o disponível de caixa dos fundos multimercados brasileiros.

Fundamento: No cenário atual, os fundos de investimento têm desempenhado papel importante na Economia brasileira, entre eles, os multimercados têm-se destacado, por apresentarem maior rentabilidade em relação aos demais. Algumas pesquisas tentam explicar as variáveis que afetam a rentabilidade, como os períodos de lock-up, que podem ter uma relação com a disponibilidade de caixa dos fundos.

Método: Foi selecionada uma amostra de 79 fundos multimercados que operam com lock-up, o que totalizou 4.740 observações, no período de 2011 a 2015. Os dados foram coletados por meio do Sistema Economática® e no site da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Para a análise dos dados, foi utilizada a análise de regressão para dados em painel.

Resultados: Observou-se que os períodos de lock-up são menores no Brasil, quando comparados com pesquisas em outros mercados.

Contribuições: No que se refere ao questionamento principal deste estudo, foi constatado que os períodos de lock-up diminuem o disponível de caixa, portanto, as restrições de lock-up não diminuem as saídas de caixa dos fundos multimercados brasileiros.


Palavras-chave


Fundos multimercados. Períodos de lock-up. Disponibilidade de Caixa.

Texto completo:

Português


DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2018v6n3.37579

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Revista Evidenciação Contábil & Finanças

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

ISSN 2318-1001

DOI 10.18405

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA)
Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC)

Campus I - CEP 58.051-900
João Pessoa - Paraíba - Brasil

Email: recfin@ccsa.ufpb.br
Telefone: 55 (83) 3216 7285