Análise da Imposição de Períodos de Lock-Up sobre o Saldo de Disponibilidades Mantido pelos Fundos Multimercados Brasileiros

Autores

  • Gleison de Abreu Pontes Universidade Federal de Uberlândia
  • Dienifer Aline Clemente de Oliveira Faculdade Carmelitana Mário Palmério
  • Rodrigo Fernandes Malaquias Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2018v6n3.37579

Palavras-chave:

Fundos multimercados. Períodos de lock-up. Disponibilidade de Caixa.

Resumo

Objetivo: O objetivo geral deste trabalho é analisar o efeito da imposição de períodos de lock-up sobre o disponível de caixa dos fundos multimercados brasileiros.

Fundamento: No cenário atual, os fundos de investimento têm desempenhado papel importante na Economia brasileira, entre eles, os multimercados têm-se destacado, por apresentarem maior rentabilidade em relação aos demais. Algumas pesquisas tentam explicar as variáveis que afetam a rentabilidade, como os períodos de lock-up, que podem ter uma relação com a disponibilidade de caixa dos fundos.

Método: Foi selecionada uma amostra de 79 fundos multimercados que operam com lock-up, o que totalizou 4.740 observações, no período de 2011 a 2015. Os dados foram coletados por meio do Sistema Economática® e no site da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Para a análise dos dados, foi utilizada a análise de regressão para dados em painel.

Resultados: Observou-se que os períodos de lock-up são menores no Brasil, quando comparados com pesquisas em outros mercados.

Contribuições: No que se refere ao questionamento principal deste estudo, foi constatado que os períodos de lock-up diminuem o disponível de caixa, portanto, as restrições de lock-up não diminuem as saídas de caixa dos fundos multimercados brasileiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-08-30

Como Citar

Pontes, G. de A., de Oliveira, D. A. C., & Malaquias, R. F. (2018). Análise da Imposição de Períodos de Lock-Up sobre o Saldo de Disponibilidades Mantido pelos Fundos Multimercados Brasileiros. Revista Evidenciação Contábil &Amp; Finanças, 6(3), 132–149. https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2018v6n3.37579

Edição

Seção

Seção Nacional