Influências Institucionais ou Regulação? Uma Análise das Práticas de Evidenciação Obrigatórias de Reconhecimento de Receitas no Setor de Construção em Companhias do Brasil e Inglaterra

Autores

  • Manoel Júnior Ludwig UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
  • Rafael Jaime de Souza UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
  • Alex Mussoi Ribeiro UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
  • Ernesto Fernando Rodrigues Vicente UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2018v6n3.38962

Palavras-chave:

Reconhecimento da Receita, Evidenciação, Regulação, Diferenças Institucionais, Empresas de Construção

Resumo

Objetivo: Investigar se a regulação, oriunda da convergência internacional, contribuiu para minimizar os efeitos das diferenças institucionais nas políticas contábeis, traduzidas neste, pelo nível de evidenciação do reconhecimento da receita.

Fundamento: O reconhecimento da receita é amplamente discutido, especialmente no setor da construção. Desta forma, a pesquisa foi teoricamente estruturada no que dispõem os pronunciamentos, sobre o assunto, do FASB e IASB e nos aspectos teóricos relacionados com o nível de evidenciação.

Método: Foram analisadas as demonstrações contábeis das empresas do Brasil e Inglaterra, do setor de construção, referente aos exercícios findos em 2014, 2015 e 2016. Identificou-se o critério utilizado de reconhecimento de receitas e o nível de evidenciação obrigatória, assim como o país de origem das companhias. Como variáveis de controle foram utilizadas: tamanho, performance, empresa de auditoria e composição acionária. Como base estatística, utilizou-se a análise de dados em painel.

Resultados: Os resultados indicam que nenhuma variável testada tem poder explicativo sobre o índice de evidenciação e que o nível de evidenciação médio para a Inglaterra, de 72,1% foi ligeiramente superior ao do Brasil, na ordem de 70%.

Contribuições: Conclui-se que há indícios de que a regulação exerceu papel de aproximação e equalização, em termos de evidenciação obrigatória, entre os países com diferenças institucionais. Por fim, é possível que as empresas de auditoria tenham papel importante nessa harmonização das práticas contábeis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manoel Júnior Ludwig, UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Departamento de Contabilidade - Área de Construção Civil - Evidenciação e Aspectos Gerenciais (Custos)

Rafael Jaime de Souza, UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Departamento de Contabilidade - Contabilidade gerencial e ambiental.

Alex Mussoi Ribeiro, UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Departamento de Contabilidade - Contabilidade financeira

Ernesto Fernando Rodrigues Vicente, UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Departamento de Contabilidade - Contabilidade financeira

Downloads

Publicado

2018-08-30

Como Citar

Ludwig, M. J., Souza, R. J. de, Ribeiro, A. M., & Vicente, E. F. R. (2018). Influências Institucionais ou Regulação? Uma Análise das Práticas de Evidenciação Obrigatórias de Reconhecimento de Receitas no Setor de Construção em Companhias do Brasil e Inglaterra. Revista Evidenciação Contábil &Amp; Finanças, 6(3), 110–131. https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2018v6n3.38962

Edição

Seção

Seção Nacional