Inovação em Serviço de Segurança Pública no Brasil: Facilitadores e Barreiras à Inovação nos Postos Comunitários de Segurança do Distrito Federal

Autores

  • Sueli Menelau UNIVASF
  • Aline Franciele Braga Resende Vieira PPGA/UNB
  • Antônio Sérgio Araújo Fernandes NPGA/EA-UFBA

Palavras-chave:

Inovação em Serviço de Segurança Pública. Facilitadores e Barreiras à Inovação. Postos Comunitários de Segurança.

Resumo

O objetivo deste trabalho é evidenciar o policiamento comunitário (PC) como uma inovação em serviço de segurança pública, identificando e analisando facilitadores e barreiras à sua prestação, por uma organização policial militar brasileira. O objeto de pesquisa é constituído pelos Postos Comunitários de Segurança (PCSs) da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). A pesquisa foi realizada por meio da estratégia de estudo de caso único e utilizou a análise de conteúdo de dados qualitativos. Esta análise demonstrou que o serviço de PC se configura como inovação, além da incidência tanto de facilitadores quanto de barreiras à sua prestação, sendo possível notar relevante agregação de valor que ocorreu no fornecimento do serviço prestado pelos PCSs, como uma melhoria significativa da segurança das comunidades onde estão inseridos, apesar dos obstáculos existentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sueli Menelau, UNIVASF

Doutora em Administração pela UNB e Professora Adjunta da UNIVASF

Aline Franciele Braga Resende Vieira, PPGA/UNB

Bacharel em Administração pelo Instituto Superior de Brasília, atualmente no MBA em Governança e Gestão de Organizações Públicas na UNB.

Antônio Sérgio Araújo Fernandes, NPGA/EA-UFBA

Doutor em Ciência Política pela USP com pós-doutoramento da University of Texas at Austin. Professor Associado do NPGA/EA-UFBA.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2016-08-18