Como avaliar o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável? Desafios e possibilidades para a agenda global de avaliação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2525-5584.2018v3n1.38472

Palavras-chave:

avaliação, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, cooperação internacional

Resumo

Diferente dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável colocam uma ênfase maior na avaliação que deveria ser feita pelos países a partir de seus contextos nacionais. A avaliação dos ODS apresenta muitos desafios por não trazerem uma visão coerente e harmônica de desenvolvimento, envolverem muitas áreas de políticas públicas e em alguns casos, apontarem caminhos vagos para a promoção de intervenções. Algumas alternativas são apresentadas para ajudar a desenvolver a agenda de avaliação dos ODS: Avaliação a partir dos Combos de ODS, Avaliação em camadas integrando os vários tipos de avaliação, Avaliação a partir de uma perspectiva sistêmica considerando atores, relações e fronteiras, Avaliação de parcerias que tende a crescer numa agenda intersetorial por natureza e por fim, a necessidade de se considerar o ambiente político onde se inserem as avaliações e pensar em resultados que analisem também dimensões de coesão social necessárias para a promoção do progresso global num contexto político de crescente conflito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Melissa Andrade Costa, NIKÊ CONSULTORIA

Melissa Andrade Costa é consultora e pesquisadora na área de Avaliação da cooperação internacional. Dirige a Nikê Consultoria e tem mais de 15 anos de experiência em avaliação e cooperação internacional no Governo Brasileiro, Nações Unidas e Organizações da Sociedade Civil no Brasil e no exterior em atividades de gestão e avaliação de políticas públicas.

Referências

Centers for Disease Control and Prevention (2008). Evaluation Guide: Fundamentals of Evaluating Partnerships. Atlanta: U.S. Department of Health and Human Services.

Coffman, Julia. Overview of Current Advocacy Evaluation Practice. Center for Evaluation Innovation, Oct 2009.

Flynn, Peter O´& Berg, Rob D. Van den (2017). Tracking development progress and evaluating development partnerships in the post-2015 era. Monday 12-Wednesday 15 December 2016/WP 1504, Wilton Park.

IDEV (2017). Evaluation Matters: a quarterly knowledge publication on Development Evaluation: evaluation in the era of SDGs, Third Quarter 2017. Abidjan, Côte D´Ivoire.

IIED (2017). Evaluation: a missed opportunity in the SDG´s first set of Voluntary National Reviews. Briefing, May 2017. London: IIED.

Secretaria de Governo da Presidência da República, Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (2017). Relatório Nacional Voluntário sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sutentável: Brasil 2017. Brasília: Presidência da República.

UN Resolution A/RES/70/1, GA/11688, 25 September 2015 Transforming our world: the 2030 Agenda for Sustainable Development. New York.

UNDP (2017). Well-being Beyond Income (Combos Toolkit + Rapid Integrated Assessment), a multi-dimensional focus for the 2030 Agenda. Unit 1. UNDP

Williams, Bob & Hummelbrunner, Richard (2011). Systems concepts in action: a practitioner´s toolkit. Stansford, Stantford University Press.

Downloads

Publicado

2018-07-31