A IMPORTÂNCIA DO OLHAR NA RELAÇÃO COMUNICATIVA ENTRE PROFESSOR E ALUNO

Autores

  • Djavan Antério Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Este artigo discute acerca da comunicação por meio do corpo, mais especificamente pelo olhar. Aflora-se a problemática da fragilidade existente na relação entre professor e aluno, elucidando os benefícios advindos de uma comunicação clara e objetiva. Partindo-se da premissa de que compreendendo o olhar é possível decodificar mensagens geralmente imperceptíveis à comunicação meramente falada e/ou escrita, argumenta-se sobre a efetiva contribuição da interpretação deste canal de comunicação no contexto educacional. Dentre as principais considerações, fundamenta-se que o olhar se faz significativo para o processo de ensino-aprendizagem, visto sua evidenciação daquilo que pode ou não estar comprometendo a boa comunicação em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Djavan Antério, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando e Mestre em Educação, graduado em Educação Artística e em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), é professor pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade, Cultura e Educação (GEPEC) - Centro de Ciências da Saúde/UFPB. Dedica-se à pesquisas na área da Educação, enfatizando a Educação Física e a Arte no contexto educacional. Prioriza estudos voltados à formação e prática docente; às relações sócio-pedagógicas; à pedagogia da visualidade, com ênfase na inter-relação entre cinema e educação; e à pedagogia do movimento, realçando a ação comunicativa corporal. Atualmente compõe o quadro docente do Departamento de Educação Física (DEF/UFPB) e também do Departamento de Pedagogia (modalidade à distância/UFPB).

Referências

ANTÉRIO, Djavan. Repercussões pedagógicas na capacidade comunicativa corporal do educador. 2011. Dissertação (Mestrado), Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2011.

ARGYLE, Michael. Bodily communication. New York: Methuen & Co. 2nd. Ed, 1988.

CARDOSO, Sérgio. O olhar viajante (do etnólogo). In: NOVAES, Adauto et al. O olhar. Såo Paulo, Companhia das Letras, 1988.

CHAUÍ, Marilena. Janela da alma, espelho do mundo. In: NOVAES, Adauto et ai. O olhar. Såo Paulo, Companhia das Letras, 1988.

CORRAZE, Jacques. As comunicações não-verbais. RJ: Zahar, 1982.

DAVIS, Flora. A comunicação não-verbal. São Paulo, Summus, 1979.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. 7a. Edição. Petrópolis: Editora Vozes, 1987.

GLUSBERG, Jorge. A arte da performance. São Paulo: Editora Perspectiva, 2003.

GOMES-DA-SILVA, Pierre Normando. O jogo da cultura e a cultura do jogo: por uma semiótica da corporeidade. 2003. Tese (Doutorado), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2003.

KNAPP, Mark L.; HALL, Judith A. Comunicação não-verbal na interação humana. Tradução de Mary Amazonas Leite Barros. São Paulo: JSN, 1999.

LABAN, Rudolf. Domínio do Movimento. São Paulo: Summus Editorial, 1978.

LANDOWSKI, Eric. Para uma semiótica sensível. Educação & Realidade, v. 30, n. 2. p. 93-106, 2005.

MESQUITA, Rosa Maria. Comunicação não-verbal: atuação profissional e percepção da psicodinâmica do movimento expressivo. Tese (Doutorado), Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1997.

MEDINA, João Paulo Subirá. O brasileiro e seu corpo. 8ª Edição. Campinas. Papirus, 2002.

PEASE Allan; PEASE Barbara. Desvendando os segredos da linguagem corporal. Rio de Janeiro, Ed. Sextante, 2005.

PICARD, Dominique. Del código al deseo: el cuerpo em La relación social. Editorial Paidos, SACIF, Buenos Aires, 1986.

RECTOR, Mônica; TRINTA, Aluizio Ramos. A comunicação não-verbal: a gestualidade brasileira. Petrópolis, Vozes, 1985.

SEGATO, Silvia Regina. Encontros com a leitura: para um novo olhar sobre a poesia. Dissertação (Mestrado), Centro Universitário Salesiano de São Paulo, São Paulo, 2007.

WEIL, Pierre; TOMPAKOW, Roland. O corpo fala: a linguagem silenciosa da comunicação não-verbal. Rio de Janeiro, Editora Vozes, 1986.

ZUIN, Antônio. Educação e comunicação: uma abordagem histórico-filosófica. Educação e Realidade, v. 31, n. 2, p. 43-66, 2006.

Downloads

Publicado

2014-07-01

Como Citar

ANTÉRIO, D. A IMPORTÂNCIA DO OLHAR NA RELAÇÃO COMUNICATIVA ENTRE PROFESSOR E ALUNO. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 234–248, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/18256. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

PONTOS DE VISTAS/NOTAS/COMENTÁRIOS