RELAÇÕES DOS ESPAÇOS COM O TEMPO E ORGANIZAÇÃO ESCOLAR: CONVERSÃO DOS ESPAÇOS EM PATRIMÓNIO HISTÓRICO-EDUCATIVO E LUGAR DE MEMÓRIA

Ernesto Candeias Martins

Resumo


Trata-se de um estudo de análise histórico-descritiva e hermenêutica, no campo da História da Educação, versando sobre os espaços escolares e as suas relações com o processo educativo, arquitetura escolar e património histórico-educativo. Os objetivos pretendidos são: definir o espaço escolar como espaço social com uma relação ao tempo escolar; analisar o espaço escolar na sua diversidade e diversificação escolar; relacionar os espaços escolares com a organização escolar das salas de aula e cultura material da educação; analisar diversas morfologias de organização espacial de sala de aula; Valorizar os espaços escolares no património histórico-educativo e na memória educativa. Alertamos para o interesse da conservação, catalogação, exposição e estudo dos espaços escolares e para os estudos de cultura material da escola.


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DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2018v27n2.41074

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