SABERES DOCENTES E OS CURSOS SEMIPRESENCIAIS DA EJA

TEACHINGKNOWLEDGE AND SEMI-PRESENTIAL ADULT AND YOUTH EDUCATION COURSES

Autores

  • Eduardo Jorge Lopes da Silva Universidade Federal da Paraíba - Centro de Educação Departamento de Fundamentação da Educação Programa de Pós-Graduação em Educação http://orcid.org/0000-0002-5402-8880
  • Humberto Vieira Farias Governo do Estado da Paraíba: João Pessoa, PB, Brasil 2008-07-09 | professor da Educação Básica (Secretaria de Estado da Educação) http://orcid.org/0000-0002-0094-9633
  • Timothy Denis Ireland Timothy Ireland é professor da Universidade Federal da Paraíba, Brasil, onde leciona temas relacionados à Educação de Adultos e Populares nos Programas de Pós-Graduação em Educação e Direitos Humanos. http://orcid.org/0000-0003-2986-581X

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2018v27n2.41312

Palavras-chave:

Saberes docentes., Educação de Jovens e Adultos., Cursos semipresenciais.

Resumo

Este artigo discute os saberes docentes e a prática pedagógica nos cursos semipresenciais da Educação de Jovens e Adultos. Esse tipo de curso traz a marca da flexibilidade de horários, do contato personalizado do educando com o educador e contradiz a lógica do formato dos cursos presenciais. As informações foram coletadas por meio da técnica de entrevistas semiestruturadas com seis educadores (três experientes e três em início de carreira) de uma escola pública. Os sujeitos entrevistados concebem os saberes relacionados com o domínio do conteúdo a ser ensinado e a valorização dos saberes prévios dos docentes, como bastante relevantes para atuar nos cursos semipresenciais da EJA.

Palavras-chave: Saberes docentes; Educação de Jovens e Adultos; Cursos semipresenciais.

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Biografia do Autor

Eduardo Jorge Lopes da Silva, Universidade Federal da Paraíba - Centro de Educação Departamento de Fundamentação da Educação Programa de Pós-Graduação em Educação

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco, em 2011; Mestrado em Educação, em 2003, e, licenciado em Pedagogia, em 1999, ambos pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), lotado no Departamento de Fundamentação da Educação, do Centro de Educação. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFPB), linha de pesquisa Processo de Ensino-Aprendizagem.

Possui experiência na área de Educação e atua nas seguintes áreas: educação de jovens e adultos (EJA), formação inicial e permanente de professores para a EJA, seja em movimentos sociais, espaços formais e não formais de educação e sua interconexão com os estudos culturais. Análise arqueológica do discurso foucaultiano.

Humberto Vieira Farias, Governo do Estado da Paraíba: João Pessoa, PB, Brasil 2008-07-09 | professor da Educação Básica (Secretaria de Estado da Educação)

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB, liha: Processos de Ensino-Aprendizagem.

Timothy Denis Ireland, Timothy Ireland é professor da Universidade Federal da Paraíba, Brasil, onde leciona temas relacionados à Educação de Adultos e Populares nos Programas de Pós-Graduação em Educação e Direitos Humanos.

  • Universidade Federal da Paraíba : João Pessoa , PB , Brasil 1979 -01 -30 a presente | Dr. ( Departamento de Metodologia da Educação )        

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Arquivos adicionais

Publicado

2018-12-14

Como Citar

SILVA, E. J. L. da; FARIAS, H. V.; IRELAND, T. D. SABERES DOCENTES E OS CURSOS SEMIPRESENCIAIS DA EJA: TEACHINGKNOWLEDGE AND SEMI-PRESENTIAL ADULT AND YOUTH EDUCATION COURSES. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 152–172, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2018v27n2.41312. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/41312. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA