A carnavalização no comércio informal: uma abordagem estética e discursiva da publicidade vernacular

Autores

  • Sthael Luiza A. Fiabane PPGC/UFPB

Resumo

Esta pesquisa tem como ponto de partida a publicidade vernacular como uma prática comunicativa que se constitui por meio de uma estética e linguagem próprias da cultura local e urbana produzida à margem de uma publicidade institucionalizada. Portanto, buscamos aproximações da Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento por meio de referências teóricas de Bakhtin (1999) com a linguagem comercial de rua: intuitiva e espontânea, a fim de resgatar tradições culturais históricas na prática e no discurso dos vendedores ambulantes. Investigamos também, a condição dialógica do discurso em apontamentos de Fiorin (2006), que fica evidente nos enunciados dos comerciantes informais a partir do que estes negam e afirmam em relação à publicidade midiática. Por fim, questões relativas à performance dos mercadores apresentaram-se pertinentes, nos conduzindo a uma breve análise nesse sentido.

Palavras-chave: Comunicação e culturas urbanas. Comunicação Popular. Carnavalização. Publicidade Vernacular. Comércio Informal.

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Publicado

2016-02-20

Edição

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Artigos