Análise da representação de gênero na campanha da Avon: #sintanapele

Autores

  • Sarah Vianna Evangelista Simões PPGC/UFPB
  • Victor Reis Mazzei

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2018v14n6.40567

Resumo

Este artigo procura estudar a representação de gênero em campanhas publicitárias de beleza. A metodologia utilizada consiste em um estudo de caso a partir de uma pesquisa bibliográfica, exploratória e qualitativa de caráter descritivo. Nesse estudo, verifica-se que alguns estereótipos são reforçados no discurso publicitário para que ocorra o processo de identificação com o público-alvo. No entanto, essa representatividade padronizada vem sendo questionada por novos valores culturais, pulsantes na sociedade. Para abordar esse novo momento, é analisada campanha publicitária da empresa Avon - #SintaNaPele, que utiliza pessoas em destaque nos grupos LGBT como personagens principais. Essa campanha divulga um conceito informando que qualquer pessoa pode usar um produto de maquiagem, independentemente do gênero, pois o produto em questão é para todes.

Palavras-chave: Gênero. Beleza. Campanha Publicitária.

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Publicado

2018-06-20

Edição

Seção

Artigos