A representação do corpo feminino dançante sob o olhar cinematográfico de Federico Fellini e Rob Marshall

Autores

  • Cristiane do Rocio Wosniak PPGC/UFPB

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2018v14n11.42822

Resumo

Neste artigo tenho por objetivo problematizar a representação do corpo feminino, em dois textos fílmicos, cuja mesma ‘personagem dançante’ constitui-se, por meio do procedimento metodológico de análise do discurso cinematográfico, em um possível exercício de transposição e transformação hipertextual. Como aporte teórico para esta reflexão analítica ancoro-me em Gérard Genette e sua obra Palimpsestes: la littérature au second degré (1982), aplicando sua teoria da hipertextualidade ao corpus 8 ½ (1963) de Federico Fellini e Nine (2009) de Rob Marshall.

Palavras-chave: Cinema. Dança. Hipertextualidade. Federico Fellini. Rob Marshall.

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Publicado

2018-11-19

Edição

Seção

Artigos