Jornalismo colaborativo em aplicativos móveis

Autores

  • Taciana de Lima BURGOS Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Brasil
  • Tereza Suyane Alves de FRANÇA Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Brasil

Palavras-chave:

Jornalismo colaborativo, Jornalismo móvel, Produção jornalística, Aplicativo.

Resumo

Com este artigo busca-se contribuir para o debate sobre jornalismo colaborativo em aplicativos móveis. Para isso, o objeto de estudo é o aplicativo colaborativo Comuniq, disponível para telefones móveis e tablets, que foi lançado, gratuitamente, pelo Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, no Estado de Pernambuco. Nosso objetivo é analisar o referido app como suporte de interação, a fim de compreendermos o fenômeno da colaboração em notícias, através de plataformas móveis. Como método, utilizamos uma abordagem híbrida de pesquisa, que combina a revisão bibliográfica e a observação direta.

DOI: 10.21204/2359-375X/ancora.v3n2p107-124

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taciana de Lima BURGOS, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Brasil

Professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN/Natal-RN/Brasil, do Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia-PPGEM/UFRN, na linha de pesquisa Estudos de Mídia e Produção de Sentido, e do Programa de Pós-graduação em Design-PPGDSG/UFRN, na linha de pesquisa Interação Humano-Computador e Ergonomia Informacional. Contato: tacianaburgos@hotmail.com

Tereza Suyane Alves de FRANÇA, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Brasil

Mestranda do Curso de Pós-Graduação em Estudos da Mídia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Especialista em Gestão de Comunicação Empresarial e Assessoria de Comunicação – Universidade Potiguar/UNP. Contato: ssuyane@gmail.com

Referências

ANSELMINO, Natalia Raimondo. La Prensa Online y Su Público: Un estudio de los espacios de intervención e participación del lector en Clarín y La Nación. Buenos Aires: Teseo, 2012.

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2009.

JENKINS, Henry; FORD, Sam; JOSHUA, Green. Cultura da Conexão. São Paulo: Aleph, 2014.

LEMOS, André; LÉVY, Pierre. O futuro da internet: Em direção a uma ciberdemocracia planetária. São Paulo: Paulus, 2010.

LINDEMANN, Cristiane. A dualidade no webjornalismo participativo. Revista Estudos em Jornalismo e Mídia, v.4, n.2, p.47-58, jul./dez. 2007. Disponível em: < https://periodicos.ufsc.br/index.php/jornalismo/article/viewFile/2208/2063 >. Acesso em: 02 out. 2015.

PRIMO, Alex. O aspecto relacional das interações na Web 2.0. E-Compós (Brasília), v. 9, p. 1-21, 2007. Disponível em: < http://www.ufrgs.br/limc/PDFs/web2.pdf >. Acesso em: 21 ago. 2015.

PRIMO, Alex; TRÄSEL, Marcelo Ruschel. Webjornalismo participativo e a produção aberta de notícias. Contracampo (UFF), v.14, p. 37-56, 2006. Disponível em: < http://www.uff.br/contracampo/index.php/revista/article/view/512 >. Acesso em: 24 out. 2015.

SANTOS, Miriam Aparecida. Matizes da Interação no Jornalismo Colaborativo: Uma Análise da Folha de S. Paulo Online. 2014. 96 f. Monografia (Graduação em Comunicação Social/Jornalismo) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais. Disponível em: < http://www.com.ufv.br/pdfs/tccs/2014/Miriam%20Santos.pdf >. Acesso em: 12 maio 2015.

SILVA, Fernando Firmino da. Jornalismo Móvel. Salvador: Edufba, 2015.

SHIRKY, Clay. A cultura da participação: criatividade e generosidade no mundo conectado. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

SCOLARI, Carlos. Hacer Clic. Barcelona: Editorial Gedisa, 2004.

TRÄSEL, Marcelo. A Apuração distribuída como técnica de webjornalismo participativo. In: SCHWINGEL, Carla; ZANOTTI, Carlos A. (Org.). Produção e Colaboração no Jornalismo Digital. Florianópolis: Insular, 2010.

Downloads

Publicado

2016-09-29

Edição

Seção

Eixo Temático | Thematic Dossier | Dossier Temático | Dossier thématique