A EPISTEMOLOGIA DO DIÁLOGO SOCIAL NA COBERTURA SOBRE ABORTO NO PROGRAMA PROFISSÃO REPÓRTER: teoria e prática

Autores

  • Marcelle Cristine de SOUZA Universidade de São Paulo | Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2017v4n2.40098

Palavras-chave:

Jornalismo, Aborto legal, Estupro.

Resumo

Este artigo se trata de um relato de reportagem sobre aborto legal no programa Profissão Repórter, da TV Globo, e da aplicação de uma epistemologia que vê o jornalista como mediador social, conforme defende Cremilda Medina. O objetivo deste artigo é indicar uma possível saída para a crise de paradigmas que vive o jornalismo na atualidade. Tanto a prática quanto a teoria mostram que é necessário superar a suposta “objetividade” do jornalismo em prol da entrevista-diálogo, da reportagem em busca da complexidade e da narrativa de protagonismo. No caso concreto aqui desenvolvido, essas ferramentas foram utilizadas numa cobertura que mostra como o aborto legal ainda é um desafio para mulheres no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelle Cristine de SOUZA, Universidade de São Paulo | Brasil

Doutoranda e Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo /USP. Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.  Possui experiência em veículos impressos e digitais. Atua na área do jornalismo, abordando as relações de gênero, feminismo e aborto na América Latina. Contato: marcelle.souza@usp.br

Referências

AYRES BRITTO, Carlos. Voto no julgamento pelo STF da ADPF 54 (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental). Brasília, STF, 12 abr. 2012. Disponível em <http://www.stf.jus.br/noticias/imprensa/VotoBrittoADPF54.pdf> Acesso em 28 de out. 2017.

BRASIL. DECRETO-LEI No 2.848, DE 7 DE DEZEMBRO DE 1940. Código Penal. Rio de Janeiro, RJ. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del2848.htm> Acesso em 28 de out. 2017.

DINIZ, Debora, MEDEIROS, Marcelo. Aborto no Brasil: uma pesquisa domiciliar com técnica de urna. In: Ciência & Saúde Coletiva, n.15, p. 959-966, 2010.

FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA. Anuário Brasileiro de Segurança Pública. 2015. Ano 9. São Paulo, 2015. Disponível em

<http://www.forumseguranca.org.br/atividades/anuario/>. Acesso em 28 de out. 2017.

GALEANO, Eduardo. Entrevista a Eric Nepomuceno. Programa Sangue Latino, Canal Brasil, 2009. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=47aFAIDierM>. Acesso em 26 de set. 2017.

GARCÍA CACLINI, Néstor. Leitores, espectadores e internautas. São Paulo: Iluminuras, 2008.

LEANDRO, Paulo Roberto e MEDINA, Cremilda de Araújo. A Arte de Tecer o Presente (jornalismo interpretativo). São Paulo: Escola de Comunicações e Artes, 1973.

MADEIRO, Alberto Pereira e DINIZ, Debora. Serviços de aborto legal no Brasil – um estudo nacional. In: Ciência e Saúde Coletiva, 2015. No prelo.

MEDINA, Cremilda. Notícia: um produto à venda - jornalismo na sociedade urbana e industrial. São Paulo: Alfa-Omega, 1978.

MEDINA, Cremilda. Jornalismo e Epistemologia da Complexidade. In: MEDINA, Cremilda (coord. e org.). A Crise dos Paradigmas – Anais do 1º Seminário Transdisciplinar. ECA/USP, 1991.

MEDINA, Cremilda. A arte de tecer o presente: narrativa e cotidiano. São Paulo: Summus Editorial, 2003.

MEDINA, Cremilda. Leitura crítica. In: LINDOSO, Felipe (org). Rumos [do] Jornalismo Cultural. São Paulo: Summus: Itaú Cultural, 2007.

MEDINA, Cremilda. O Signo da Relação: Comunicação e pedagogia dos Afetos. São Paulo: Editora Paulus, 2006.

MEDINA, Cremilda. Ciência e Jornalismo: da herança positivista ao diálogo dos afetos. São Paulo: Summus, 2008.

MELLO, Marco Aurelio (relator). Voto no julgamento pelo STF da ADPF 54 (Argüição de Descumprimento de Preceito Fundamental). Brasília, STF, 12 abr. 2012. Disponível em <http://www.stf.jus.br/arquivo/cms/noticianoticiastf/anexo/adpf54.pdf>. Acesso em 28 de set. 2017.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Prevenção e tratamento dos agravos resultantes da violência sexual contra mulheres e adolescentes – norma técnica. Brasília: Editora MS, 2012. Disponível em <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/prevencao_agravo_violencia_sexual_mulheres_3ed.pdf> Acesso em 28 de set. 2017.

MORIN, Edgar. A entrevista nas Ciências Sociais, no Rádio e Televisão. In: MOLES, Abraham A. et al. Linguagem da Cultura de Massas: Televisão e Canção. Petrópolis: Editora Vozes, 1973.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Editora Sulina, 2005.

RESTREPO, Luis Carlos. El derecho a la ternura. Bogotá: Arango Editores, 1994.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Introdução a uma ciência pós-moderna. Rio de Janeiro, Graal, 1989.

SOUZA, MARCELLE. Onde as vítimas não têm vez. Revista Galileu. São Paulo, Editora Globo, set. 2017.

Downloads

Publicado

2018-06-01

Edição

Seção

Eixo Temático | Thematic Dossier | Dossier Temático | Dossier thématique