SEM PODER, EXPLOSIVA E FORA DO BARALHO: discursos sobre a presidenta Dilma Rousseff em capas de revistas jornalísticas

Autores

  • Marcília Luzia Gomes da Costa MENDES Universidade do Estado do Rio Grande do Norte | Brasil
  • Francisco Vieira da SILVA Universidade Federal Rural do Semi-Árido| Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2018v5n2.42865

Palavras-chave:

Jornalismo, Dilma Rousseff, Jornalismo de Revista, Veja, IstoÉ, Época, Misoginia.

Resumo

O artigo tem como objetivo refletir sobre a construção discursiva da presidenta Dilma Rousseff em capas de revistas de circulação nacional, atentando para as operações e efeitos de sentidos produzidos. Para tanto, são utilizados os pressupostos teóricos e metodológicos da Análise do Discurso (doravante AD) de orientação francesa, tomando o discurso como mecanismo de saber e poder que atua na constituição de imagens e imaginários. As análises revelam a utilização de filtros e modos de enunciação específicos em torno da discursivização da figura de Dilma publicizada pelas capas das revistas jornalísticas. Observam-se posicionamentos que buscam constituir a figura de Dilma como umapessoa com gênio explosivo, difícil de lidar, entre outras características que a fariam menos apta ao cargo de presidente, desvelando vieses misóginos e conservadores, os quais parecem estar inscritos em um movimento de sentido mais amplo que vem ganhando espaço e repercussão com a intensificação da crise política e econômica brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcília Luzia Gomes da Costa MENDES, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte | Brasil

JORNALISTA. Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba. Docente do curso de Comunicação Social e dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas e Ciências da Linguagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Contato: marciliamendes@uol.com.br

Francisco Vieira da SILVA, Universidade Federal Rural do Semi-Árido| Brasil

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Especialista em Ciências da Linguagem aplicadas à Educação a Distância pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduado em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba. Professor efetivo de Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Contato: francisco.vieiras@ufersa.edu.br

Referências

BENETTI, Marcia. Análise do discurso em jornalismo: estudo de vozes e sentidos. In: BENETTI, Marcia; LAGO, Claudia (Orgs.). Metodologia da pesquisa em jornalismo. Petrópolis: Vozes, 2008.

DELUMEAU, Jean. História do medo no Ocidente 1300-1800: uma cidade sitiada.. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013a.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. São Paulo: Graal, 2013b.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola: 2011.

GRANGEIRO, Claudia Rejane Pinheiro. Misoginia e anticomunismo na xilogravura de cordel. In: TASSO, Ismara; NAVARRO, Pedro (Orgs). Produção de identidade e processos de subjetivação em práticas discursivas. Maringá: Eduem, 2012. p. 161-181.

GREGOLIN, Maria do Rosário (Org.). Discurso e Mídia: a cultura do espetáculo. São Paulo: Claraluz, 2003.

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2009.

ORLANDI, Eni P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 1999.

RODRIGUES, Adriano Duarte. Afinal o que é a mídia?.CISECO, Japaratinga (AL), 29 nov. 2015. Disponível em: < http://www.ciseco.org.br/index.php/artigos/279-afinal-o-que-e-a-midia >. Acesso em: 5 abr. 2016.

SARGENTINI, Vanice; SÁ, Israel. Discursos em luta: os usos e os sentidos do termo “presidenta” no debate político-midiático. In: CURCINO, Luzmara.; SARGENTINI, Vanice.; PIOVEZANI, Carlos. (In)subordinações contemporâneas: consenso e resistências nos discursos. São Carlos: EdUFSCar, 2016. p. 179-195.

SCALZO, Marília. Jornalismo de revista. São Paulo: Contexto, 2006.

SOUZA, Jessé. A radiografia do golpe: entenda por que você foi enganado. Rio de Janeiro: Leya, 2016.

MENEZES, Kátia. O discurso da crise: resistências que produzem consensos. In: CURCINO, Luzmara; SARGENTINI, Vanice; PIOVEZANI, Carlos. (In)subordinações contemporâneas: consenso e resistências nos discursos. São Carlos: EdUFSCar, 2016. p. 159-177.

TAVARES, Frederico de Melo B., SCHWAAB, Reges. Revista e comunicação: percursos, lógicas e circuitos. In: TAVARES, Frederico de Melo B., SCHWAAB, Reges (Org.). A revista e seu jornalismo. Porto Alegre: Penso, 2013.

WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tadeu Tomaz; HALL, Stuart; WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 7-72.

Downloads

Publicado

2018-11-14

Edição

Seção

Eixo Temático | Thematic Dossier | Dossier Temático | Dossier thématique