Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Aufklärung, revista de filosofia (Qualis B1, DOI 10.18012/ARF) tem foco na publicação de artigos na área de filosofia, ou que sejam relevantes para a pesquisa em filosofia. Tem como  objetivos: a) contribuir para a formação acadêmica de profissionais de filosofia [ensino e pesquisa] e áreas afins; b) contribuir para a efetivação de políticas da área de filosofia, ao propiciar a divulgação de resultados originados a partir de pesquisas filosóficas voltadas para a pós-graduação com base em princípios éticos tranparentes; e c) constituir-se como um espaço público para o debate entre pesquisadores do Brasil e do exterior.

A Revista Aufklärung adota o processo de revisão cega pelos pares (double blind peer review) e tem como base revisores especializados a partir da base de Currículos da Plataforma Lattes, preferencialmente membros ligados à pós-graduação na área. Ela é editada pelo Grupo de Pesquisa Teoria Crítica e Hermenêutica (GPTeCH/CNPq/UFPB).

Área da Revista: Filosofia [70100004 CAPES/CNPq]



 

Políticas de Seção

Editorial

Seção administrada exclusivamente pelo editor principal e/ou editores especiais.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Os artigos submetidos para esta seção devem ser inéditos e serem, preferencialmente, resultados de pesquisas ou revisões acadêmicas relacionados aos projetos de pesquisa dos autores, estar relacionados com a área de abrangência da revista (Filosofia), ou de áreas interdisciplinares, ou ainda versarem sobre uma livre revisão do estado da arte de temas considerados relevantes a partir das áreas de pesquisas dos autores, em particular.

Submissão: ver chamadas especiais da revista.

Forma de apresentação: ver Diretrizes para Autores para instruções precisas.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Traduções

Seção destinada à tradução de textos inéditos na área acadêmica da revista, ou considerados relevantes para a pesquisa filosófica em geral. Ela visa dar um suporte à ausência de traduções sistemáticas de textos de uso corrente em outras línguas que, por motivos diversos, tardam em aparecer traduzidos para a língua portuguesa. As traduções devem estar sempre 1)acompanhadas de seus originais e de 2)uma autorização expressa, em PDF, do autor/editora detentor do copyright, quando for o caso. O texto deverá conter a mesma formatação para artigos, descritos nas Diretrizes para autores, Item 1.Formatação. Deve conter, no máximo, 30 páginas. Casos extras podem ser analisados. O texto será apreciado por um revisor do conselho editorial conhecedor da língua traduzida.

Forma de apresentação: Requer um resumo/comentário breve (de até 100 palavras e 3 palavras-chaves) e suas traduções para o inglês.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Tem por objetivo a apresentação crítica de obras relevantes na área de filosofia. A obra resenhada deve ter sido publicada há, no máximo, 5 anos, preferivelmente. Excessões serão consideradas, e podem ser justificadas pela revelância da obra. Deve apresentar, além de uma descrição regular da obra, mas não necessariamente, uma intenção crítica com as posições defendidas pelo autor da obra resenhada.

Forma de apresentação: O texto deve um rtítulo, um resumo/comentário breve (de até 100 palavras e de 3 a 5 palavras-chaves) e suas traduções para o inglês (título, resumo e palavras-chave).

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Notícias Acadêmicas

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Ensaios

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Essa revista é "peer reviewed", e segue o processo de avaliação cega (double blind review) por pares. Nesse processo, o artigo é avaliado por dois avaliadores, tendo em vista o cumprimento das políticas editoriais da revista, em geral, e das políticas de sessões, em particular. O artigo enviado ao avaliador é tornado cego, impossibilitando qualquer identificação por meio eletrônico, e submetido pelo sistema OJS ou por email para 2 avaliadores especialistas na área temática do artigo. O resultado pode ser "aprovado", "reprovado" e "aprovado com modificações obrigatórias/sugeridas". Em caso de empate no resultado, o artigo é submetido a um terceiro avaliador para dirimir a dúvida. Com base no resultado da avalição cega, a revista decide pela publicação ou não do artigo, considerando os itens de de originalidade, relevância e mérito científico especificamente dentro da área de atuação da revista, podendo sugerir agendamentos, em caso de aprovação, para edições futuras. Artigos de autores convidados não são avaliados pelo sistema de avalição cega. Submissões reprovadas não poderão ser submetidas uma segunda vez à revista.

 

Periodicidade

Periodicidade: Quadrimestral (2017).
Data das edições: abril, agosto e dezembro.
Fluxo de submissão de artigos: contínuo.
* Adicionalmente, a qualquer tempo poderão ser lançados números temáticos, a critério da revista, e/ou a cargo de editores especiais, oriundos de eventos de expressão acadêmica que justifiquem a edição.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. A Aufklärung oferece acesso livre e irrestrito aos usuáros, não necessitando de cadastro prévio para leituras dos conteúdos publicados. Ela é regida por uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0)

 

Arquivamento

Esta revista está preservada digitalmente por

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Indexações da revista :: Indexing and Abstracting

* * *
Registros e Indexações desta Revista :: Abstracting and Indexing for this Journal

1.Directorios/Bases de Dados :: BIBLAT :: CLOCKSS :: :: DOAJ :: EBSCOhost :: LATINDEX :: LivRe :: OAIster :: Oasis.br :: OpensScienceDirectory :: Diadorim :: RedeCariniana :: REDIB :: Sumários.org. 2.Sistemas de Indización/Indexadores: CLASE :: DIALNET :: DOAJ :: ERIHPLUS :: GoogleScholar :: Laindex (Catálogo) :: OAJI:: Philosopher's Index :: ThompsonReuters :: WoS-ESCI. 3.Catálogos e Bibliotecas: ABEC-Br :: ANPOF :: AtoZ - EBSCOhost :: BASE :: Catáĺogo MesquitA :: Copac :: CRUE-Rebiun :: EZB :: IBICT :: Livre :: PeriódicosCAPES :: PeriódicosUFPB :: SSKS :: Sudoc :: The European Library :: Universia :: EDS.Index.Tubingen :: UTEP :: uOtawa Bibliotéque Library :: ZB MED:: WesternTheologicalSeminary :: WorldCat :: WorldWideScience.org :: WorldWideScienceAllianace :: ZBD-DE :: WZB 4.Política de OA/OA Policies: iThenticate :: CrossCheck :: CrossRef :: DIADORIM :: Sherpa/Romeo

 

 

Exchanges

      324317

 

Taxas de publicação :: APCs

Esta revista declara open-access aos seus conteúdos imediatamente para uso do público em geral. Open access não significa 'produção livre de custos". Então, tenha em mente que alguns trabalham para que o conteúdo seja disponibilizado gratuitamente para a comunidade em geral.

Não obstante os custos envolvidos no processo de produção geral da revista, declaramos que todo o processo de submissão ocorre de forma gratuita para os autores e nenhuma taxa é cobrada em qualquer parte do processo de publicação dentro de seus prazos normais de avaliação.

Nota: Os prazos para avaliação de artigos submetidos duram, em média, 6 semanas, dado que trabalhamos com inteira mão de obra especializada de forma gratuita e de boa vontade dos contibuidores. Se autores ou intituições, entretanto, desejam prazos menores para avaliação de artigos, taxas podem ser cobradas com o único e exclusivo fim de tornar o processo avaliativo menor. Contate o editor para cotação.

 

Política contra plágio

Esta revista adere ao sistema iThenticate ® para verificar a autenticidade dos manuscritos a ela submetidos.

 

Ética na Publicação e Boas Práticas

A qualidade dos artigos depende diretamente do emprego de padrões éticos e boas práticas para a publicação acadêmica. A Revista Aufklärung está comprometida com o uso de padrões internacionais em todas as etapas do processo de publicação. Autores, Editores, Avaliadores, Editoras são obrigados a seguir as Boas Práticas na Publicação, evitando práticas de plágio, autoplágio, publicações fantasmas, difamação e violação de direitos autorais, em quaisquer níveis ou quantidades, detectados em qualquer etapa do processo de publicação.

Com o objetivo de resguardar os direitos de avaliadores, autores e instituições envolvidas no processo de publicação, a avaliação dos manuscritos submetidos é regida pelos seguintes princípios: a) impessoalidade; b)imparcialidade; c)transparência; d)confidencialidade.

Por estar indexada no DOAJ, declaramos que a Revista Aufklärung segue, de forma ampla e irrestrita, todos os princípios e boas práticas estabelecidos pelo DOAJ, que pode ser lido em https://doaj.org/bestpractice.

Declaramos, publicamente, que somos membros do Sistema CrossRef, e aderimos ao uso da máquina antiplágio Ithenticate®.

 

 

Conflito de Interesses

A Revista Aufklärung, no cumprimento das Boas Práticas na Publicação, solicita aos Consultores que, ao receber um manuscrito para avaliação, verifiquem se ocorre qualquer uma das situações abaixo que definem um Conflito de Interesse. Se ocorrer Conflito de Interesse, solicitamos que nos seja comunicado sobre a impossibilidade de emitir o parecer solicitado. Situações que caracterizam um Conflito de Interesse: a) houve colaboração com o autor na elaboração do trabalho submetido, ou em atividades de pesquisa (Ex.: Participam do mesmo Grupo) que resultaram na elaboração do manuscrito; b) trata-se de relação de afinidade do tipo orientador/orientado(a); c)existe algum interesse na publicação para fins de promoção pessoal, institucional ou comercial; d)existe alguma relação familiar ou afetiva com o autor/es do trabalho; e)qualquer outra situação que possa caracterizar impedimento para a emissão de um parecer neutro para o manuscrito.

 

Classificação Qualis Capes / Brasil

CLASSIFICAÇÃO CAPES/BRASIL

Área de classficiação da Revista [Principal]: Filosofia [70100004 CAPES/CNPq]

Classificação 2013-2016: B1

Outras áreas: Favor consultar a Plataforma SUCUPIRA, seção QUALIS.

 

 

Clasificación – CIRC / UGR-EUROPA

Clasificación Integrada de Revistas Científicas – CIRC / EUROPA / UNIVERSIDAD DE GRANADA

Área de Clasificación:

Ciencias Humanas: Grupo B

Referência y outras classificações: CIRC-EC3METRICS-Universidad de Granada-UGR