Elaboração e caraterização de néctar de abacaxi pérola adoçado com glucose de milho

Autores

  • Denise Silva do Amaral Miranda IFMA
  • Taciano Pessoa UFCG
  • Rossana Maria Feitosa Figueirêdo UFCG
  • Flávio Farias Gurjão UFCG
  • Rubens Maciel Miranda Pinheiro IFMA
  • André Gustavo Lima de Almeida Martins

DOI:

https://doi.org/10.25066/agrotec.v36i1.23092

Resumo

O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de frutas tropicais e o maior produtor mundial de abacaxi, entretanto a fruta tem alta perecibilidade, sendo assim o objetivo deste trabalho foi elaborar e caracterizar três formulações de néctares de abacaxi adoçado com glucose de milho. Abacaxis da variedade Pérola foram adquiridos no comércio e os néctares elaborados a partir do processamento dos frutos. Preparou-se três néctares com proporções diferentes de polpa, água e glucose de milho. A polpa de abacaxi e os néctares foram avaliados quanto às características físicas e físico-químicas seguindo-se as metodologias do Instituto Adolfo Lutz. Determinou-se a acidez total titulável (% ácido cítrico), pH, vitamina C, teor de água (%),atividade de água, cinzas, sólidos solúveis totais (°Brix), açucares totais (% glicose), açucares redutores (% glicose), açúcares não redutores (% de sacarose) e os parâmetros de cor (L*; a* e b*). Verificou-se que o Néctar 3, elaborado com 80% de polpa de abacaxi, 20% de água e 9% de glucose de milho foi o que apresentou os maiores teores de vitamina C e conteúdo mineral e manteve a cor semelhante a da polpa integral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Silva do Amaral Miranda, IFMA

Possui graduação em Tecnologia de alimentos pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico (2008), mestrado (2011) e doutorado em Engenharia Agrícola na área de processamento e armazenamento de produtos agrícolas da Universidade Federal de Campina Grande-UFCG (2014). Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase no setor de Controle de Qualidade. Atualmente é professora efetiva do curso técnico em alimentos e do curso superior de licenciatura em química no Instituto Federal do Maranhão na cidade de Açailândia-MA, onde desempenha a função de coordenadora do curso. Exerce também a função de coordenadora adjunta do programa Mulheres Mil.

Taciano Pessoa, UFCG

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (2009) e mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande (2011). Atualmente é tutor á distancia da Universidade Federal Rural de Pernambuco, professor da Escola Técnica Redentorista e bolsista da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agronomia, atuando principalmente nos seguintes temas: desidratação osmótica, cocus nucifera l., importância social, bem estar e sustentável.

Rossana Maria Feitosa Figueirêdo, UFCG

ossui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal da Paraíba (1989), mestrado em Engenharia Agrícola [C. Grande] pela Universidade Federal da Paraíba (1994) e doutorado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Atualmente é professor Associado III da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Engenharia de Processamento de Produtos Agrícolas, atuando principalmente nos seguintes temas: armazenamento, processamento e propriedades físicas. (Texto informado pelo autor)

Flávio Farias Gurjão, UFCG

Possui curso técnico agropecuário pela instituição (UEPB). Engenheiro Agronômo Graduado pela Universidade Federal da Paraiba (2007). Mestre em Engenharia Agricola pela Universidade Federal de Campina Grande na área de Processamento e Armazenamento de Produtos Agrícolas (2011). Doutorando em Engenharia de Processos pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na área de Processos Termicos e Separação. Pesquisador em processamento de frutas e hortaliças, análises químicas de alimentos, pós colheita de frutas e hortaliças, secagem e armazenamento de produtos agrícolas.

Rubens Maciel Miranda Pinheiro, IFMA

Possui graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Matemática e ensino pela mesma Instituição. Mestre em Física da Matéria Condensada com ênfase em Dielétricos e Semi-condutores pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Maranhão - Campus Açailândia (IFMA), onde exerce a Função de chefe do Núcleo de Pesquisa, Pòs-Graduação e Inovação (NPPI) e Doutorando em Engenharia de Processos na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), trabalhando com Algoritmos de otimização e modelos analíticos para descrição da desidratação osmótica de frutos

Downloads

Publicado

2015-03-25

Como Citar

Miranda, D. S. do A., Pessoa, T., Figueirêdo, R. M. F., Gurjão, F. F., Pinheiro, R. M. M., & Martins, A. G. L. de A. (2015). Elaboração e caraterização de néctar de abacaxi pérola adoçado com glucose de milho. Agropecuária Técnica, 36(1), 82–87. https://doi.org/10.25066/agrotec.v36i1.23092

Edição

Seção

Artigo Científico

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)