ADUBAÇÃO DO ALGODOEIRO HERBÁCEO COLORIDO BRS RUBI EM SISTEMA AGROECOLÓGICO COM ESTERCO BOVINO NO MUNICÍPIO DE ITAPORANGA, PB. II. CARACTERÍSTICAS TECNOLÓGICAS DAS FIBRAS.

José Rodrigues Pereira, Whéllyson Pereira Araújo, Franciezer Vicente de Lima, Vandeilson Lemos Araújo, Genelicio Souza Carvalho Junior, Amonikele Gomes Leite Alexandria

Resumo


O melhoramento do algodoeiro de fibra colorida se torna fundamental como ferramenta para a viabilização de sua produção, na agricultura familiar. Essa forma de organização vem se posicionando como um importante setor na economia de regiões menos desenvolvidas. O trabalho foi conduzido na Fazenda Veludo, município de Itaporanga, PB, a fim de estudar as características tecnológicas das fibras do algodoeiro herbáceo colorido BRS Rubi em sistema agroecológico, submetido a diferentes doses de esterco bovino. O delineamento experimental foi o de blocos ao acaso, com 4 repetições e 6 tratamentos de adubação orgânica, na forma de esterco bovino (D0 – 0.0 t/ha, D1 – 2.5 t/ha, D2 – 5.0 t/ha, D3 – 10.0 t/ha, D4 – 20.0 t/ha e D5 – 40.0 t/ha). A parcela experimental foi composta por 5 fileiras do algodão de 6 m de comprimento, espaçadas de 1,0 m x 0,4 m e com 5 plantas/m de fileira, totalizando 30 m2. A área útil (10 m2) foi formada pelas duas linhas centrais, descontados 0,5 m, de cada um dos lados, para fins de bordadura. Concluiu-se que: a) Para as características tecnológicas das fibras estudadas, apenas o índice de fibras curtas, o comprimento e a maturidade das fibras do algodoeiro herbáceo colorido BRS Rubi, responderam as diferentes doses de adubação orgânica na forma de esterco bovino testadas; b) A dose de 20 t de esterco bovino/ha ainda é a mais adequada para essa cultura nas condições edafoclimáticas do município de Itaporanga, PB.
Palavras-chave: Gossypium hirsutum L. r. latifolium H., adubação orgânica, índice de fibras curtas, comprimento e maturidade da fibra.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.25066/agrotec.v32i1.9525

Revista Agropecuária Técnica
ISSN impresso 0100-7467
ISSN online 2525-8990


Este periódico está indexado em:




Índice h (Google Scholar)=14


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional