Indicadores bibliométricos no estudo da Ontologia

Autores

  • Kazumi Tomoyose Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Fúlvio José Galhardo Júnior Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Ana Carolina Simionato Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) http://orcid.org/0000-0002-0140-9110
  • Ednéia Silva Santos Rocha Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2018v14n1.40047

Resumo

Como um tema em desenvolvimento e adaptação nas mais diversas áreas do conhecimento, a Ontologia é um campo científico que busca estudar desde a natureza dos objetos na Filosofia, até à representação de conceitos na Ciência da Informação. Devido à natureza da amplitude que o tema dispõe, uma vez que o estudo da natureza de objetos do universo e a representação de conceitos pode ser vista sob variadas óticas, realizou-se o levantamento dos indicadores das publicações com o tema ontologia, para análise da ocorrência do termo nas áreas do conhecimento. Buscou-se, ainda, identificar quantas dessas publicações correspondem à área de Ciência da Informação. Para isso, utilizaram-se as bases de dados de acesso aberto Scientific Electronic Library Online (SciELO), Banco de Teses e Dissertações da Capes e Repositório Institucional UFSCar. Foi possível observar que a temática ocorre em todas as grandes áreas do conhecimento, porém com o maior resultado em Ciências Humanas. Identifica-se que apesar do estudo da Ontologia na área de Ciência da Informação, mais especificamente pela representação temática, o número de trabalhos publicados nas bases analisadas é baixo. É possível concluir que a análise da ocorrência da Ontologia nos campos de estudo fornece uma visão melhor do seu desenvolvimento e adaptabilidade pelos mesmos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kazumi Tomoyose, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Discente de graduação do Departamento de Ciência da Informação (DCI) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Fúlvio José Galhardo Júnior, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Discente de graduação do Departamento de Ciência da Informação (DCI) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Ana Carolina Simionato, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Docente do Departamento de Ciência da Informação (DCI) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Ednéia Silva Santos Rocha, Universidade de São Paulo (USP)

Doutora em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Atualmente é bibliotecária da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FDRP/USP).

Downloads

Publicado

2018-08-12

Edição

Seção

ARTIGOS DE REVISÃO