Mídias locativas, jornalismo hiperlocal e arenas públicas

Autores

  • Antonio Francisco Magnoni Universidade Estadual Paulista (Unesp)
  • Giovani Vieira Miranda Universidade Estadual Paulista (Unesp)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-5930.2018v11n1.40737

Palavras-chave:

Mídias Locativas, Jornalismo Hiperlocal, Arena Pública, Comunicação Local

Resumo

O presente texto sugere uma discussão sobre as reconfigurações pelas quais passa o campo do jornalismo a partir da inserção de tecnologias móveis e ubíquas e, mais especificamente, as mídias locativas e suas funções e serviços geolocalizados no dia a dia do cidadão. As análises servirão de preâmbulo para a discussão sobre o novo cenário hiperlocal no qual está inserido o processo de construção do jornalismo com direção para novos panoramas no meio digital e suas implicações em nível local. Para tanto, também será debatida a aproximação do jornalismo hiperlocal como arena pública; levando em consideração a ambiência da inclusividade, não-coerção e reciprocidade que dão potencial para a promoção de um espaço de debate entre múltiplas vozes da sociedade, sobre os mais diferentes assuntos; considerando um fluxo de informação que propicie a consolidação das opiniões públicas e o incentivo ao debate público em nível local.

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Publicado

2018-07-02

Como Citar

MAGNONI, A. F.; MIRANDA, G. V. Mídias locativas, jornalismo hiperlocal e arenas públicas. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 11, n. 1, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.1983-5930.2018v11n1.40737. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/cm/article/view/40737. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos