DIE RELIGION (A RELIGIÃO) EM FEUERBACH: A RELIGIÃO COMO INSTRUMENTO OPRESSOR DA NATUMANA

Autores

  • Glício Freire de Andrade Jr. UFPB-CE-Departamento de Ciências das Religiões

Resumo

RESUMO O presente artigo tem por objetivo apresentar um dos grandes filósofos iluministas da história do pensamento e autor de uma das críticas mais emblemáticas formuladas contra ao cristianismo, Ludwig Feuerbach. Feuerbach tornou-se conhecido por sua influência no idealismo marxista, bem como por ser um dos mais fervorosos nomes da esquerda pós-hegeliana. Na ideologia feuerbachiana constata-se uma negação a toda e qualquer manifestação metafísica de ordem transcendente e/ou sobrenatural; daí sua crítica ao homem religioso que se curva diante a ‘imagem’ de algo supostamente superior, qualificado pela suma perfeição e suma bondade. O filósofo sustenta, por sua vez, que tal ‘comportamento’ na verdade se trata de uma hipostatização psíquica, onde o sujeito humano projeta as qualidades positivas que possui em si numa pessoa divina e dela faz uma realidade subsistente. Por isso é possível encontrar na filosofia de Feuerbach uma definição mais pessoal-racional para a origem da religião. A religião surgiria de um sentimento de dependência do homem, uma vez que, as manifestações tenebrosas da natureza estejam ligadas ao divino. Ademais, para Feuerbach, os fenômenos tidos como sobrenaturais, nada mais são do que a própria manifestação da natureza e a divinização dos deuses nada significa; em última instância, trata-se da divinização da própria essência do homem. Palavras–chaves: Religião. Homem. Natureza. Crítica. ABSTRACT This article aims to present one of the great Enlightenment philosophers in the history of thought and author of one of the most emblematic criticism against Christianity, Ludwig Feuerbach. Feuerbach has been known for his influence on Marxist idealism, as well as for being one of the most fervent names of post-Hegelian left. In Feuerbach's ideology finds itself a denial of any metaphysical manifestation of transcendent order and/or supernatural; hence his criticism of the religious man who is on the curve 'image' of something supposedly superior, qualified for the highest perfection and short goodness. The philosopher argues, in turn, that this 'behavior' in fact it is a psychic hypostatization where the human subject which projects the positive qualities that has itself a divine person and it makes a subsistent reality. So you can find in the philosophy of Feuerbach a more personal-rational definition of the origin of religion. Religion arise from a sense of dependence on men, since the dark manifestations of nature are connected to the divine. In addition to Feuerbach, the phenomena seen as supernatural, are nothing more than the very manifestation of nature and the deification of the gods means nothing ultimately the deification of the very essence of man. Keywords: Religion. Man. Nature. Criticism.

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Biografia do Autor

Glício Freire de Andrade Jr., UFPB-CE-Departamento de Ciências das Religiões

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Ciências das Religiões – UFPB. Graduado em História e em Ciências das Religiões. Integrante do grupo de Pesquisa VIDELICET – Estudos em Intolerância, Diversidade e Imaginário, vinculado ao PPGCR – UFPB e ao CNPq.

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Publicado

2015-09-02