A terapêutica integral de Jesus: análise exegética, hermenêutica, fenomenológica e antropológica dos milagres de Jesus nos textos neotestamentários e interfaces com a Terapia Comunitária Integrativa

Autores

  • Linda Siokmey Tjhio Cesar Pestana ABRATECOM (Associação Brasileira de Terapia Comunitária)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-0476.2018v8n1.37913

Palavras-chave:

Milagres, mito, rito, sagrado, Terapia Comunitária Integrativa.

Resumo

Os textos bíblicos têm riquezas apreciáveis por leitores de diferentes ciências e fés. Enquanto a teologia contribui com experiências e conhecimentos da perspectiva dos que têm fé, as Ciências das Religiões oferecem fundamentos para uma erudição mais refinada e um arejamento de ideias para o teólogo construir suas reflexões de forma crítica sobre suas crenças. O objetivo dessa pesquisa é favorecer o diálogo entre exegese, hermenêutica filosófica, fenomenologia e antropologia, a partir da leitura de três narrativas de milagres de Jesus, à luz de alguns cientistas das religiões, para aplicações na Terapia Comunitária Integrativa (TCI). Esse trabalho segue a metodologia da pesquisa bibliográfica com fundamentação nos textos neotestamentários e obras de especialistas de diferentes áreas de conhecimento, de forma a apresentar uma leitura que perpassa a teoria do mito/rito, a experiência do sagrado, conceitos de alteridade e da corporeidade a favor da prática atual de cuidado integral. O primeiro capítulo apresenta a exegese dos textos neotestamentários, onde se ressaltam os significados ligados ao contexto e a língua original da narrativa. No segundo capítulo seguem leituras sob olhares de autores de diferentes áreas de conhecimento. O terceiro capítulo traça possíveis pontes entre a terapêutica integral de Jesus e a TCI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Linda Siokmey Tjhio Cesar Pestana, ABRATECOM (Associação Brasileira de Terapia Comunitária)

Mestra em Ciências das Religiões (UFPB), graduada em Odontologia (FOUSP), bacharel em Teologia (FACETEN), especialista em Aconselhamento e Psicologia Pastoral (EST), capacitada em Terapia Comunitária Integrativa (ABRATECOM). Membro do Grupo de Pesquisa: Raízes (UFPB) e do Grupo de Pesquisa: Religiões, Identidades e Diálogos (UNICAP).

Downloads

Publicado

2018-06-30

Edição

Seção

Dissertações e Teses