Contribuições da PML e da logística reversa para o segmento de embalagens plásticas: estudo de caso em uma empresa do Vale do Caí (RS)

Autores

  • Gláucia Cardoso de Souza-Dal Bó Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).
  • Tiele Buchmann Postai Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul (IFRS), câmpus Feliz.
  • Amanda Bellettini Munari Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-1268.2018v12n1.30061

Resumo

As atividades industriais são responsáveis pela geração de uma série de impactos ambientais, comprometendo potencialmente a qualidade dos recursos hídricos, do solo e do meio atmosférico. No âmbito de programas de gestão ambiental, iniciativas que contemplem a Produção Mais Limpa (PML) e a logística reversa têm muito a contribuir para a melhoria da qualidade do ambiente e, paralelamente, para a redução de custos produtivos. Desse modo, diante da possibilidade de trabalhar com essa temática em uma empresa do ramo de embalagens plásticas flexíveis recicladas, situada no Vale do Caí (RS), definiu-se como objetivo: identificar e avaliar as práticas de PML e de logística reversa desenvolvidas por esse empreendimento. Por meio de um diagnóstico bastante detalhado da situação ambiental e econômica e de uma entrevista junto ao técnico ambiental, constatou-se que a empresa é bastante proativa em relação ao meio ambiente e possui iniciativas bem consolidadas de PML, incluindo a reciclagem, a recirculação de água no processo produtivo e a destinação/disposição ambientalmente adequadas dos resíduos sólidos gerados. O segmento analisado favorece vias de logística reversa, no entanto, verificou-se na prática, que as ações precisam ser mais bem articuladas no sentido de envolver um número maior de agentes dessa cadeia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gláucia Cardoso de Souza-Dal Bó, Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

Doutoranda em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade do Extremo Sul Catarinense. Graduada em Engenharia Ambiental e mestre em Ciências Ambientais pela mesma instituição.

Tiele Buchmann Postai, Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul (IFRS), câmpus Feliz.

Técnica em Meio Ambiente pelo IFRS, câmpus Feliz.

Amanda Bellettini Munari, Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

Mestranda em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade do Extremo Sul Catarinense. Graduada em Engenharia Ambiental pela mesma instituição.

Referências

BARBIERI, JC. 2006. Gestão ambiental empresarial: conceitos, modelos e instrumentos. São Paulo: Saraiva, 328 p.

BRASIL. Política Nacional de Resíduos Sólidos. 2010, 72 p.

CHIZZOTTI, A. 1991. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 3. ed. São Paulo: Ed. Cortez, 164 p.

COSTA, L; MENDONÇA, FM de. 2014. Logística Reversa segundo a Visão de Processos. In: VALLE, R; SOUZA, R. G. de (Org.). Logística reversa: processo a processo. São Paulo: Atlas, p. 34-48.

GASI, TMT; FERREIRA, E. 2006. Produção Mais Limpa. In VILELA JÚNIOR, A; DEMAJOROVIC, J. Modelos e ferramentas de gestão ambiental: desafios e perspectivas para as organizações. São Paulo: SENAC/SP, p. 45-82.

GIL, AC. 1994. Metodologia do ensino superior. 2 ed. São Paulo: Ed. Atlas, 207 p.

MONTIBELLER-FILHO, G. 2007. Empresas, desenvolvimento e ambiente: diagnóstico e diretrizes de sustentabilidade. Barueri, SP: Manole, 147 p.

NASCIMENTO, LF; LEMOS, AD da C; MELLO, MCA de. 2008. Gestão socioambiental estratégica. Porto Alegre: Bookman, 229 p.

PIVA, AM; WIEBECK, H. 2004. Reciclagem do plástico. Como fazer da reciclagem um negócio lucrativo. São Paulo: Artliber Editora. 119 p.

XAVIER, LH; CORRÊA, HL. 2013. Sistemas de logística reversa: criando cadeias de suprimento sustentáveis. São Paulo: Atlas, 265 p.

Downloads

Publicado

2018-04-21

Como Citar

SOUZA-DAL BÓ, G. C. de; POSTAI, T. B.; MUNARI, A. B. Contribuições da PML e da logística reversa para o segmento de embalagens plásticas: estudo de caso em uma empresa do Vale do Caí (RS). Gaia Scientia, [S. l.], v. 12, n. 1, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.1981-1268.2018v12n1.30061. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/gaia/article/view/30061. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Ambientais