Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Informação & Sociedade: Estudos?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Os trabalhos encaminhados à INFORMAÇÃO & SOCIEDADE: ESTUDOS (I&S) devem apresentar conteúdo original e texto normalizado conforme Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), como segue:

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6022: Informação e Documentação - Artigo em publicação periódica científica impressa - Apresentação. Rio de Janeiro, 2014.

______. NBR 6023: Informação e Documentação – Referências - Elaboração. Rio de Janeiro, 2013.

______. NBR 6028: Informação e Documentação – Resumo - Apresentação. Rio de Janeiro, 2015.

______. NBR 10520: Informação e Documentação – Citações em documento - Apresentação. Rio de Janeiro, 2014.

______. NBR 6024: Informação e Documentação – Numeração Progressiva das seções de um documento escrito - Apresentação. Rio de Janeiro, 2015.

Os originais devem ser submetidos eletronicamente através do sistema OJS após o cadastro do usuário como AUTOR.

Os dados de identificação dos autores deverão ser submetidos diretamente ao sistema OJS. Para qualquer uma das seções da revista, os autores devem apresentar resumo e abstract acompanhados das respectivas palavras-chave e keywords, bem como do título em língua estrangeira.

Os artigos deverão ser submetidos em DOC, RTF e OpenOffice.

Especificações da digitação:

fonte Time New Roman tamanho 12 (nas citações usar 11)
página tamanho A4 (21cm X 29,7cm)
espaço duplo (espaço simples nas citações)
margem superior e lateral esquerda de 3 cm
margem inferior e lateral direita de 2 cm
páginas não numeradas, até 25 páginas.

A primeira página deve conter a seção da revista e o título do artigo.
Os autores não devem ser identificados no texto.

As notas de rodapé ou notas no final do texto devem ser evitadas. Somente na primeira página, recomendam-se as notas de rodapé para indicar auxílios recebidos, origem do trabalho, apresentação em eventos ou notas similares, quando necessário. Os agradecimentos a auxílios recebidos pelo(s) autor(es) podem ser mencionados ao final do texto.

Normas de homogeneidade:

- Palavras estrangeiras - só itálico sem aspas;
- Palavras brasileiras usadas em sentido figurado - itálico com aspas;
- Números ordinais até nove - só por extenso; números ordinais de 10 em diante - só o algarismo;
- Abreviaturas/siglas - quando da primeira vez, a expressão deve vir por extenso, seguida de hífen e a abreviatura/sigla. A partir de então, só a abreviatura/sigla;
- Uso de letras maiúsculas ou minúsculas - uniformizar, pelo menos, a cada artigo;
- Uso de grifo - não se grifa espaços;
- Apresentação de citações literais – a citação curta deve ser inserida no próprio parágrafo, entre aspas, fonte normal, no modelo (AUTOR, data, p....) e a citação longa deve iniciar com recuo de 4 cm à esquerda, espaço simples, fonte normal tamanho 11; sem aspas);
- Tempo verbal - uniformizar, sempre que possível, mediante o emprego preferencial do tempo presente;
- Pessoa gramatical - uniformizar a pessoa, permitindo aos autores o uso da primeira a pessoa do singular; primeira pessoa do plural ou terceira pessoa do singular, sem utilizar as duas formas;
- A chamada de autores no texto deverá ser feita pelo sistema AUTOR, data.

Baixe aqui modelo de submissão.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor". Caso aceite originais publicados anteriormente em outros periódicos, nacionais e estrangeiros, ou em anais de congressos, seminários, simpósios e similares, é imprescindível a autorização, por escrito, da entidade organizadora ou editora. Em todos os casos, deve ser feita menção, de maneira precisa, da divulgação anterior.
  2. As traduções, submetidas à publicação, devem ser acompanhadas de autorização, por escrito, do autor do trabalho original e do editor.
  3. Os originais recebidos são submetidos à apreciação de, pelo menos, três referees, considerando-se a proximidade da área de atuação e a especialidade. O Editor pode recorrer a referees ad hoc, adotando-se, em qualquer circunstância, o sistema de blind review.
  4. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB)
  5. Os originais enviados devem estar de acordo com as normas específicas da seção a que se destinam.
  6. Os originais devem ser escritos em português, espanhol ou inglês, e, excepcionalmente, a critério da Comissão Editorial, em francês.
  7. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  8. A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos). Em caso de citação de autores, "Autor" e ano são usados na bibliografia e notas de rodapé, ao invés de Nome do autor, título do documento, etc.
 

Declaração de Direito Autoral

Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade de INFORMAÇÃO & SOCIEDADE: ESTUDOS, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.