A importância da mediação para a construção de uma autonomia no contexto dos usuários da informação

Autores

  • Jonathas Luiz Carvalho Silva UFC
  • Henriette Ferreira Gomes UFBA

Palavras-chave:

Autonomia. Heteronomia. Mediação. Usuários da informação. Apropriação da informação.

Resumo

Analisa as concepções de autonomia/heteronomia no seio da Filosofia e da Educação. Apresenta como condição problematizadora as seguintes perguntas: Como a mediação da informação pode contribuir para se pensar uma autonomia por parte dos usuários da informação? Como podemos relacionar as percepções teóricas de alguns estudiosos sobre autonomia/heteronomia, tais como Kant, Piaget. Vygotsky e Paulo Freire aos processos de mediação da informação? Tem como objetivo geral discutir sobre as percepções de autonomia/heteronomia no âmbito da Filosofia e Educação, com vistas a sua aplicação no contexto da mediação da informação, visando atentar para uma autonomia dos usuários da informação e como objetivos específicos: a) Refletir sobre percepções teóricas de autonomia/heteronomia em Kant e Piaget; b) Analisar as concepções de autonomia em Vygotsky e Paulo Freire; e c) Identificar e avaliar possibilidades de aplicação da mediação da informação como construto para uma autonomia dos usuários da informação. A metodologia consta de uma pesquisa de nível exploratório com delineamento bibliográfico. Conclui que a concepção de autonomia/heteronomia é relevante para aplicação no contexto da mediação da informação, com vistas a construção de uma autonomia relativa a apropriação da informação pelo usuário de forma dialógica, sócio-histórica e emancipadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonathas Luiz Carvalho Silva, UFC

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia, Brasil.

Henriette Ferreira Gomes, UFBA

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia, Brasil. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia, Brasil.

Downloads

Publicado

2013-08-12

Como Citar

Silva, J. L. C., & Gomes, H. F. (2013). A importância da mediação para a construção de uma autonomia no contexto dos usuários da informação. Informação &Amp; Sociedade, 23(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/12958

Edição

Seção

Artigos de Revisão