Informação e poder na arena da Internet

Autores

  • Rodrigo Moreno Marques Universidade FUMEC
  • Marta Macedo Pinheiro Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Informação - Poder. Informação - Política. Internet - Neutralidade. Brasil.

Resumo

Informação e conhecimento sempre foram fontes de poder. Atualmente, cada vez mais, as leis que compõe as políticas de informação nacionais assumem importante papel de mediadoras dos interesses conflitantes que surgem na arena da Internet. Esse é o desafio do Marco Civil da Internet no Brasil, projeto de lei em tramitação no Câmara dos Deputados. O objetivo do presente ensaio é apresentar uma análise da origem e do teor desse aparato jurídico, buscando descrever principalmente os embates que envolvem o princípio da neutralidade da rede e a coleta massiva de informação dos usuários. Essas duas temáticas são cruciais para a manutenção ou abolição do caráter livre e isonômico que foi atribuído à web quando ela foi concebida. Encerrando a análise, questiona-se o futuro desse projeto de lei, tendo em vista os grandes conflitos que nele residem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Moreno Marques, Universidade FUMEC

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UFMG (PPGCI/UFMG). Mestre em Ciência da Informação pelo PPGCI/UFMG. Professor em cursos de graduação e pós-graduação na Universidade FUMEC, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e em outras instituições de ensino superior em Belo Horizonte (MG). No período de março a novembro de 2013, foi pesquisador visitante (research scholar) na California State University, Chico (EUA), como bolsista do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) da CAPES. Linha pesquisa: gestão da informação e do conhecimento.

Marta Macedo Pinheiro, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1974), mestrado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), doutorado em Ciência da Informação - IBICT/CNPq-ECO-UFRJ (2001) e doutorado em Sociologie (Sanduiche) - Centre dÉtudes des Mouvements Sociaux (1999).Pós-doutorado em Ciência da Informação e da Comunicação pela Universidade Paul Sabatier/IUT/Toulouse III (2008) Atualmente é professor associado II da Universidade Federal de Minas Gerais. Atua em pesquisa, nos seguintes temas: Políticas de Informação, Estado Informacional, Inteligência Governamental.É coordenadora-adjunta do Centro de Estudos Estratégicos e Inteligência Governamental da UFMG e membro da rede Franco-Brasileira de pesquisadores em Mediações e Usos Sociais de Saberes e Informação-MUSSI.

Downloads

Publicado

2014-04-30

Como Citar

Marques, R. M., & Pinheiro, M. M. (2014). Informação e poder na arena da Internet. Informação &Amp; Sociedade, 24(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/15252

Edição

Seção

Memórias Científicas Originais