A representação temática no contexto da web semântica

Autores

  • Maria Elisabete Catarino UEL
  • Brígida Maria Nogueira Cervantes UEL
  • Ilza Andrade de Almeida UEL

Palavras-chave:

Web Semântica, Representação Temática, Ontologias, OWL, SKOS

Resumo

O artigo aborda, por meio de pesquisa bibliográfica e documental, como as práticas da representação temática estão relacionadas com as atividades do Word Wide Web Consortium (W3C) para a Web Semântica. Apresenta inicialmente os conceitos e práticas da representação temática no âmbito da Ciência da Informação e em seguida discorre sobre os conceitos da Web Semântica, com destaque para um de seus componentes, os vocabulários e, por fim, verifica como a representação temática tem sido utilizada nas aplicações da Web Semântica. O levantamento foi feito nos idiomas português e inglês, em periódicos e livros das áreas de Ciência da Informação, Internet e Web, bem como em documentos disponíveis no site do W3C. Com a pesquisa constatou-se que as práticas da Organização da Informação, especificamente as da Representação Temática são compatíveis e aplicáveis no âmbito das recomendações do W3C, como se pode verificar nos projetos estudados que estão em desenvolvimento, por exemplo, da CDD e da CDU

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Elisabete Catarino, UEL

Doutora em Tecnologias e Sistemas de Informação pela Universidade do Minho, Portugal. Professora no Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina, Brasil. Diretora do Sistema de Bibliotecas da Universidade Estadual de Londrina, Brasil. (Portugal, 2009). Possui mestrado em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1999), especialização em Gestão da Informação em Unidades de Informação em C&T (1997) e graduação em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina (1992). Atualmente é professor adjunto no Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina e diretora do Sistema de Bibliotecas da universidade. Atuando no Departamento de Ciência da Informação nos cursos de graduação em Arquivologia e Biblioteconomia, especialização em Gestão de Bibliotecas Escolares, no Mestrado Profissional em Gestão da Informação e no Mestrado em Ciência da Informação. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Tecnologias de Informação, principalmente nos seguintes temas: Web, Web Semântica, Ontologias, Folksonomias, Dublin Core e Tecnologias de Informação aplicadas à Representação descritiva.

Brígida Maria Nogueira Cervantes, UEL

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Brasil. Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina, Brasil.

Ilza Andrade de Almeida, UEL

Mestre em Gestão da Informação pela Universidade Estadual de Londrina, Brasil. Bibliotecária na Biblioteca Central da Universidade Estadual de Londrina, Brasil.

Downloads

Publicado

2015-12-28

Como Citar

Catarino, M. E., Cervantes, B. M. N., & Almeida, I. A. de. (2015). A representação temática no contexto da web semântica. Informação &Amp; Sociedade, 25(3), 105–116. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/16242

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa