Uso ético da informação e combate ao plágio: olhares para as bibliotecas universitárias brasileiras

Autores

  • Ana Paula Menezes Alves UNESP Marília
  • Helen de Castro Silva Casarin UNESP Marília
  • Juan-Carlos Fernandéz-Molina Universidade de Granada

Palavras-chave:

Plágio acadêmico. Competência informacional. Aspectos éticos. Honestidade acadêmica. Direitos autorais. Bibliotecas universitárias.

Resumo

Abordamos a questão da prevenção ao plágio acadêmico a partir de uma discussão que congrega o uso ético da informação na produção científica, o desenvolvimento da Competência Informacional e as ações empreendidas por bibliotecas universitárias para prevenir e combater o problema. Servimo-nos de um levantamento das informações constantes nos sites institucionais das bibliotecas para identificar ações empreendidas para orientação e/ou combate ao plágio acadêmico. Avaliamos as páginas de dez universidades públicas brasileiras melhor classificadas no Ranking Universitário Folha (RUF), de 2014. O levantamento foi sistematizado por meio de nivelamento desenvolvido pelos pesquisadores, o qual permitiu indicar a quantidade, a qualidade e o tipo de informações apresentadas nos sites das bibliotecas avaliados. Como resultados, observamos que ainda há poucas informações que retratam ações a respeito da competência informacional, plágio e aspectos éticos no âmbito das bibliotecas acadêmicas. Os dados coletados retratam que mais da metade das unidades apresenta apenas informações basilares, tais como técnicas de pesquisa, abordando apenas uma parte do conceito de Competência Informacional; quase todas as bibliotecas, com raras exceções, omitem informações a respeito do uso ético da informação e plágio, respectivamente. As informações apresentadas referem-se à lei de direitos autorais, reprografia, softwares de detecção de plágio e/ou ações punitivas, mas não mencionam ações efetivas para preparação do indivíduo para o uso ético da informação e combate ao plágio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Menezes Alves, UNESP Marília

Mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal de São Carlos, Brasil. Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista, Brasil, em co-tutela com o Programa de Doutorado em Ciências Sociais da Universidade de Granada, Espanha. Diretora Técnica da Biblioteca da Faculdade de Ciências e Letras - Araraquara da Universidade Estadual Paulista, Brasil.

Helen de Castro Silva Casarin, UNESP Marília

Livre-docente pela Universidade Estadual Paulista, Brasil. Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista, Brasil. Vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e professora adjunta da Universidade Estadual Paulista, Brasil. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Comportamento e Competência Informacionais, Brasil.

Juan-Carlos Fernandéz-Molina, Universidade de Granada

Doutor em Documentação pela Universidade de Granada, Espanha.Catedrático da Universidade de Granada, Espanha. Docente permanente no Programa de Doutorado em Ciências Sociais da Universidade de Granada, Espanha.

Downloads

Publicado

2016-06-08

Como Citar

Alves, A. P. M., Casarin, H. de C. S., & Fernandéz-Molina, J.-C. (2016). Uso ético da informação e combate ao plágio: olhares para as bibliotecas universitárias brasileiras. Informação &Amp; Sociedade, 26(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/27444

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa