Inovação no Ensino da Biblioteconomia no Brasil: implantação do Bacharelado na Modalidade de Educação a Distância

Autores

  • Mariza Russo UFRJ

Palavras-chave:

Ensino da Biblioteconomia – Brasil. Biblioteconomia-Educação a distância. Inovações em Biblioteconomia.

Resumo

Analisa a abordagem inovadora no ensino de graduação em Biblioteconomia, com o surgimento dos cursos ofertados na modalidade a distância, no Brasil. Discute conceitos de Educação a Distância e sua inserção nas atividades de ensino no país. Descreve iniciativas de cursos já implantados nessa área, com foco na implementação do curso projetado pelo Conselho Federal de Biblioteconomia, o qual conta com o aporte logístico da Universidade Aberta do Brasil.  Menciona a situação da oferta dos cursos presenciais no país, concentrada nas grandes capitais, enfatizando a necessidade de expandir a formação de bibliotecários para atender às demandas de profissionais nos postos de informação, principalmente nas cidades interioranas. Relata as etapas planejadas para o projeto do Conselho Federal de Biblioteconomia e da Universidade Aberta do Brasil, que conta com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, no suporte ao gerenciamento da preparação do material didático para a oferta do curso pelas Instituições Públicas de Ensino. Aponta essa mudança no ensino da área como uma inovação incremental, a qual está transformando radicalmente a formação de bibliotecários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariza Russo, UFRJ

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Professora do Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Coordenou a equipe de implantação do Curso, tendo sido sua coordenadora desde sua implantação, em agosto de 2006, até julho de 2013. Atualmente, coordena o Núcleo Docente Estruturante do Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-06-08

Como Citar

Russo, M. (2016). Inovação no Ensino da Biblioteconomia no Brasil: implantação do Bacharelado na Modalidade de Educação a Distância. Informação &Amp; Sociedade, 26(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/28772

Edição

Seção

Artigos de Revisão