Alfabetização digital: proposição de parâmetros metodológicos em competência informacional

Autores

  • João de Pontes Junior
  • Maria de Fátima Gonçalves Moreira Tálamo

Palavras-chave:

Ciência da Informação, Alfabetização Digital, Capacitação, Competência Informacional, Information Literacy, Biblioredes

Resumo

Muito se discute sobre Alfabetização Digital, mas é quase inexistente a identificação das competências exigidas para o desenvolvimento desse processo. Com o intuito de integrar ao processo de Alfabetização Digital as competências informacionais específicas para que o sujeito domine, busque, recupere e use a informação de maneira eficiente seja na vida profissional, acadêmico ou pessoal, desenvolveu-se a presente pesquisa, cujo objetivo geral é propor parâmetros metodológicos de capacitação em competências informacionais. Já os objetivos específicos, associam-se de um lado ao levantamento e identificação das competências desejadas dos participantes do programa de alfabetização digital. Os procedimentos metodológicos aplicados na pesquisa apresentam caráter exploratório, utilizando duas ferramentas: a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. Além de ter a metodologia em competência informacional estruturada, a pesquisa considera que o país está muito aquém do desejável no que tange ao desenvolvimento e implantação de programas de alfabetização digital, consistentes o suficiente para amparar o ensino-aprendizagem na busca, recuperação e uso da informação pelos indivíduos participantes. Portanto, é fundamental a criação de programas que não forneçam apenas máquinas, mas que capacitem os indivíduos em competências informacionais, para que ele tenha um aprendizado ao longo da vida.

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Publicado

2009-08-23

Como Citar

Pontes Junior, J. de, & Tálamo, M. de F. G. M. (2009). Alfabetização digital: proposição de parâmetros metodológicos em competência informacional. Informação &Amp; Sociedade, 19(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/2990

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa