Pessoas, cultura e estrutura organizacional: aplicação do framework gc@bu na Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina

Autores

  • Tatiana Rossi Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marli Dias de Souza Pinto Universidade Federal de Santa Catarina
  • Leonardo Ripoll Universidade Federal de Santa Catarina
  • Fernanda Guimarães Universidade Federal de Santa Catarina
  • Roberta Moraes de Bem Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Gestão do conhecimento - biblioteca universitária, Gestão de pessoas, Cultura organizacional, Estrutura organizacional

Resumo

A gestão do conhecimento intervém na melhoria da qualidade dos produtos e serviços e propicia vantagem competitiva. A biblioteca, que promove a gestão do conhecimento, propicia uma cultura organizacional que estabelece princípios, valores e crenças únicas na organização, o que corrobora na mudança da estrutura organizacional e promove uma gestão de pessoas orientada para um espaço mais criativo e com liberdade de ação. Neste artigo, tem-se por objetivo apresentar a aplicação do “Módulo Coordenação de Gestão do Conhecimento” (elemento Pessoas, Cultura e Estrutura organizacional) do Framework GC@BU, na Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina. Os critérios do Framework GC@BU vêm sendo debatidos quinzenalmente por uma comissão permanente, nomeada pela Instituição, com a finalidade de implantar práticas e projetos de gestão do conhecimento para a melhoria do fluxo e mapeamento de informações e conhecimentos no sistema de bibliotecas. Apresentam-se os critérios de verificação, a avaliação e ações relativas ao elemento de pessoas, cultura e estrutura organizacional. Por fim, verificou-se que a maioria dos elementos teve predominância de avaliação bom e regular, porém, grande parte das ações propostas nestes elementos está com encaminhamentos avançados propiciando melhoria dos mesmos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Rossi, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Bbibliotecária-Chefe da Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Marli Dias de Souza Pinto, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Professora do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação e do curso de graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Leonardo Ripoll, Universidade Federal de Santa Catarina

Especialização em Gestão de Bibliotecas Escolares pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Bibliotecário da Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Fernanda Guimarães, Universidade Federal de Santa Catarina

Especialização em  Direito Público pela Fundação Universidade Regional de Blumenau, Brasil. Administradora na Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Roberta Moraes de Bem, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Diretora da Biblioteca Universitáris da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-04-25

Como Citar

Rossi, T., Pinto, M. D. de S., Ripoll, L., Guimarães, F., & Bem, R. M. de. (2017). Pessoas, cultura e estrutura organizacional: aplicação do framework gc@bu na Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina. Informação &Amp; Sociedade, 27(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/30721

Edição

Seção

Relatos de Experiência