Gestão de pessoas e suas relações com o compartilhamento da informação no contexto organizacional

Autores

  • Rita de Cássia Martins de Oliveira Ventura Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu (FACIG), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Mônica Erichsen Nassif Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Palavras-chave:

Gestão de Pessoas, Informação, Compartilhamento da Informação, Cooperativa de Crédito

Resumo

Este artigo tem como objetivo central analisar as relações existentes entre o modelo de gestão de pessoas e a disponibilidade para o compartilhamento da informação. Para tanto, adotou-se como delineamento metodológico a realização de um estudo de caso em uma Cooperativa de Crédito Singular, no Estado de Minas Gerais, utilizando de análises documentais, entrevistas semiestruturas e grupos focais. Os resultados encontrados evidenciam existir uma relação significativa entre o modelo de Gestão de Pessoas praticado e a disponibilidade para o Compartilhamento da Informação. Mais ainda, constatou-se que um Modelo de Gestão de Pessoas baseado em estratégias de controle tende a dificultar o compartilhamento criando, muitas vezes nas organizações, comportamentos políticos e a utilização de estratégias individuais de uso da informação para o desenvolvimento da carreira e para o alcance de seus objetivos individuais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita de Cássia Martins de Oliveira Ventura, Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu (FACIG), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Doutoranda em Ciência da Informação na Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.

Mônica Erichsen Nassif, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Professora Associada da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. 

Downloads

Publicado

2016-12-29

Como Citar

Ventura, R. de C. M. de O., & Nassif, M. E. (2016). Gestão de pessoas e suas relações com o compartilhamento da informação no contexto organizacional. Informação &Amp; Sociedade, 26(3). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/30797

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa