Conhecimento estratégico: caracterização e Identificação Baseada em Revisão Sistemática e Bibliométrica

Autores

  • Roberto Campos da Rocha Miranda Centro Universitário IESB

Palavras-chave:

Conhecimento estratégico. Gestão do conhecimento. Estratégia. Revisão Sistemática. Bibliometria.

Resumo

Este artigo apresenta a evolução dos estudos relacionados ao conhecimento estratégico, particularmente organizacional, indicando a visão ampliada das produções científicas sobre o tema, no período compreendido entre 1900 e 2018. Essa revisão permite caracterizar e identificar esse tipo particular de conhecimento. A metodologia é descritiva e se vale da revisão sistemática e da análise bibliométrica para apresentar os dados da evolução das publicações na área. Justifica-se a realização da pesquisa em virtude de ser tema atual e de interesse sempre presente nos campos da Ciência da Informação e da Administração, em especial. Além disso, diferenciar o conhecimento estratégico como elemento fundamental para a geração de estratégias e para a tomada de decisão estratégica é particularmente importante para auxiliar na gestão da informação e do conhecimento nas organizações. A produção de trabalhos sobre conhecimento estratégico vem merecendo maior atenção nos últimos tempos e destaca a preocupação das organizações com a gestão desse ativo intangível, particularmente quanto a uso, impacto, visão, foco, pessoas e estratégia. O estudo do conhecimento estratégico traz a possibilidade da discussão do tema em nível individual (além do organizacional), bem como do aprofundamento da sua diferenciação frente a outros conhecimentos dentro da organização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Campos da Rocha Miranda, Centro Universitário IESB

Graduado em Administração Postal pela Escola Superior de Administração Postal (1986), Bacharel em Administração - com habilitação pública e privada - pela União Pioneira de Integração Social (1993), Especialista em Gestão de Pessoas no Setor público pela Universidade Cândido Mendes (2011), Especialista em Psicologia Clínica - Psicanálise pela Universidade de Araraquara (2016), Mestre em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (1999) e Doutor em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (2004). É professor do Centro Universitário Iesb e Analista Legislativo da Câmara dos Deputados na área de Recursos Humanos, atuando na Coordenação de Pós-graduação como pesquisador. É professor do Programa de Pós-graduação do Centro de Formação, Aperfeiçoamento e Treinamento - Cefor, da Câmara dos Deputados, atuando nos cursos de especialização e no Mestrado Profissional em Poder Legislativo. Participou como consultor e coordenador de Projetos no(a) Ministério das Comunicações, ECT, IBICT, UPU, UPAEP, CNI, CLDF e IESB. Tem experiência nas áreas de Administração e Ciência da Informação, com ênfase em Gestão da Informação e do Conhecimento e foco em gestão, tecnologia e pessoas, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão do conhecimento, gerenciamento da informação, gestão do conhecimento estratégico, gestão estratégica, gestão de pessoas, organização, sistemas e métodos, inteligência competitiva, tecnologias da informação e aprendizagem organizacional.

Downloads

Publicado

2018-04-02

Como Citar

Miranda, R. C. da R. (2018). Conhecimento estratégico: caracterização e Identificação Baseada em Revisão Sistemática e Bibliométrica. Informação &Amp; Sociedade, 28(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/30805

Edição

Seção

Artigos de Revisão