Pesquisa em leitura e pesquisa em leitura digital: Panorama do atual cenário científico

Autores

Palavras-chave:

Produção cientifica, Pesquisa em Leitura, Leitura digital

Resumo

Historicamente, as investigações sobre a leitura sempre se apresentaram como um campo de pesquisa amplo e multidisciplinar, motivado, principalmente, pela complexidade que representa o ato de ler. Com base em uma revisão da literatura, o objetivo deste artigo é fornecer o panorama das investigações sobre a leitura, enfocado no estudo de novos fatores que influenciam o crescimento deste campo. Para tanto, foi realizada uma análise bibliométrica com base em quatro pontos: áreas de conhecimento; autores mais prolíficos; contraste entre pesquisa em leitura e pesquisa em leitura digital; e principais temas abordados. A metodologia utilizada envolveu uma extensa coleta de dados a partir de diferentes fontes e suas respectivas analises. Em virtude da grande quantidade de dados coletados e da disparidade entre estes, foram realizados uma série de procedimentos com o intuito de diminuir possíveis irregularidades nos resultados. Como conclusão principal do estudo destacamos a comprovação de que início do uso de dispositivos digitais de leitura estimulou o crescimento de estudos dedicados a compreender o fenômeno da leitura, demonstrado pelo fato de que desde o ano de 2009, quando se estabiliza o leitor de livros digitais Kindle (Amazon), precedendo o lançamento em 2010 do tablet iPad (Apple), a leitura digital passou a desempenhar um papel importante neste

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taisa Dantas, Universidad de Salamanca

Taisa Dantas é graduada em Comunicação Social (com habilitação em Jornalismo) pela Universidade Federal da Paraíba (Brasil), Mestrado em Informação, Comunicação e Novas Mídias pela Universidade de Coimbra (Portugal) e membro do Grupo de Pesquisa E-Lectra (http://electra.usal.es/)

Atualmente, realiza a formação predoctoral no programa de Formação na Sociedade do Conhecimento pela Universidade de Salamanca, com uma bolsa de estudos financiada pelo Ministério da Educação do Brasil - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) - (BEX: 1000-144).

Almudena Mangas-Vega, Universidade de Salamanca

Mestre em Sistemas de Información Digital pela Universidade de Salamanca, Espanha. Doutoranda no Programa de Doutorado  Formación en la Sociedad del Conocimiento da Universidade de Salamanca, Espanha.

Raquel Goméz-Díaz, Universidade de Salamanca

Doutora em Documentación - Biblioteconomia y Documentación pela Universidade de Salamanca, Espanha. Professora Titular do Departamento de Biblioteconomia y Documentación da Universidade de Salamanca, Espanha. 

José Antonio Cordón-García, Universidade de Salamanca

Doutor em Documentación - Biblioteconomia y Documentación pela Universidade de Salamanca, Espanha. Catedrático de Bibliografia da Universidade de Salamanca, Espanha.

Downloads

Publicado

2017-08-25

Como Citar

Dantas, T., Mangas-Vega, A., Goméz-Díaz, R., & Cordón-García, J. A. (2017). Pesquisa em leitura e pesquisa em leitura digital: Panorama do atual cenário científico. Informação &Amp; Sociedade, 27(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/33220

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa