Relação mútua entre elementos da criatividade e competência em informação

Autores

Palavras-chave:

Criatividade, Competência em Informação.

Resumo

O artigo apresenta, por meio de levantamento bibliográfico e observação sistemática, uma reflexão sobre os aspectos teóricos que abrangem os conceitos relacionados ao fenômeno da criatividade e sua inter-relação com o desenvolvimento da competência em informação (CoInfo). Destaca as relações estabelecidas entre os modelos teóricos cognitivismo sobre a criatividade de Teresa Amabile (Modelo Componencial da Criatividade, de Mihaly Csikszentmihalyi (Perspectiva de Sistemas) e de Robert Sternberg (Teoria do Investimento em Criatividade) e os padrões e indicadores da Information Literacy Competency Standards for Higher Education da Association of College and Research Libraries (ACRL, 2000). Observou-se que os modelos teóricos da criatividade analisados, são considerados padrões de abordagens confluentes, pois visam ao estudo da criatividade como um fenômeno complexo multifacetado, sujeito a influências ambientais ou motivacionais. São elementos fundamentais e inter-relacionados com os padrões e indicadores da Competência em Informação. As inter-relações estabelecidas e apresentadas tornam-se subsídios para uma prática sustentável com base no desenvolvimento de indivíduos socialmente responsáveis e conscientes de sua atitude perante as demandas da sociedade.

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Biografia do Autor

Gabriela Belmont de Farias, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Ciência da Informação

Departamento CIências da Informação

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Líder do Grupo de Pesquisa Competência e Mediação em Ambientes de Informação

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Publicado

2018-08-28

Como Citar

Farias, G. B. de. (2018). Relação mútua entre elementos da criatividade e competência em informação. Informação &Amp; Sociedade, 28(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/38192

Edição

Seção

Artigos de Revisão