Diálogos entre a Gestão de Documentos e a Gestão da Informação: uma análise das teses e dissertações dos programas de pós-graduação filiados à ANCIB

Autores

  • Eliete Correia dos Santos Universidade Estadual da Paraíba Universidade Federal da Paraíba/PROLING
  • Noadya Tamillys Oliveira Duarte Gerbasi UEPB
  • Vancarder Brito Sousa UEPB
  • Josemar Henrique de Melo UEPB

Palavras-chave:

Gestão de documentos, Gestão da informação, Ciência da Informação, Interdisciplinaridade

Resumo

Esta pesquisa trata-se de um estudo de caso do tipo descritivo, que busca analisar as teses e dissertações que abordam as interconexões entre as áreas da gestão de documentos (GD) e da gestão da informação (GI), no âmbito dos programas de pós-graduação relacionados à área de conhecimento da Ciência da Informação, no Brasil. Parte de discussões teóricas acerca da interdisciplinaridade entre Arquivologia e Ciência da Informação, mais especificamente sobre a possibilidade de diálogos entre gestão de documentos e gestão da informação. Entre os resultados, constatou-se que há poucas pesquisas realizadas sobre o tema, revelando a necessidade de se desenvolver estudos que aprofundem o assunto. Em relação ao conteúdo apresentado pelos pesquisadores, a perspectiva integrada foi unânime nas discussões de todos os trabalhos. Para alguns estudiosos, a GD está subordinada à GI, enquanto que para outros, essa relação não se trata de uma hierarquia, mas de áreas que se complementam. Por fim, concluiu-se que a GD e a GI são duas áreas que possuem ramos de atuação específicos, mas que podem se complementar, a fim de garantir a ocorrência dos fluxos informacionais de maneira eficaz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliete Correia dos Santos, Universidade Estadual da Paraíba Universidade Federal da Paraíba/PROLING

Cursando Pós-doutorado em Educação Contempoânea com bolsa PNPD-CAPES. Doutora em Linguística pelo PROLING/UFPB. Mestre em Linguagem e Ensino pela UFCG. Professora da Universidade Estadual da Paraíba  e professora colaboradora do Programa Linguagem e Ensino da UFCG. Líder do grupo de pesquisa Arquivologia e Sociedade.

Noadya Tamillys Oliveira Duarte Gerbasi, UEPB

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), discente de Arquivologia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UFPB.

Vancarder Brito Sousa, UEPB

Professor do Departamento de Ciências Biológicas  e do Curso de Arquivologia da UEPB. Coordenador Adjunto do Curso de Ciências Biológicas da UEPB. Doutor e Mestre em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPB. Membro do Grupo de Pesquisa em Arquivologia e Sociedade da UEPB – GPAS.

Josemar Henrique de Melo, UEPB

Doutor em Documentação pela Universidade do Porto (Portugal) com reconhecimento em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduação em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente é Professor do curso de Bacharelado em Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba (2008 - ), ministrando principalmente as disciplinas de Fundamentos Arquivísticos, Documentos Digitais e Gestão de Documentos. Pesquisador na área de Ciência da Informação com ênfase em Arquivologia, atuando principalmente nos seguintes temas: arquivos, sistemas de arquivos, gestão documental, administração em Arquivística, arquivos coloniais, documentos digitais e epistemologia arquivística e pesquisador em História, com ênfase em História luso-brasileira.

Downloads

Publicado

2019-03-27

Como Citar

Santos, E. C. dos, Gerbasi, N. T. O. D., Sousa, V. B., & Melo, J. H. de. (2019). Diálogos entre a Gestão de Documentos e a Gestão da Informação: uma análise das teses e dissertações dos programas de pós-graduação filiados à ANCIB. Informação &Amp; Sociedade, 29(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/45026

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa