Editorial

Annus mirabilis !!

Informação & Tecnologia (Itec) completa o seu primeiro ano de vida. Entendemos que as metas postas para este primeiro ano, foram cumpridas. As varias etapas necessárias para o estabelecimento de um periódico científico eletrônico foram superadas, mas ainda não estão esgotadas. Este é um processo contínuo de aprimoramento que não se encerra com a publicação das primeiras edições.

Conseguimos construir um Conselho Editorial e um Conselho Consultivo bastante representativo e temos obtido excelente retorno da comunidade que realiza pesquisas relacionadas com os temas “informação e tecnologia”. Alguns novos desafios já estão muito claros e precisam ser abordados por nossa equipe de forma rápida. Dentre estes se destaca a necessidade de internacionalização de Itec, visto as características universais dos assuntos tratadas no periódico. É muito importante que as publicações de pesquisas na Língua Inglesa e na Língua Espanhola sejam a regra e não uma eventualidade. Não menos importante é o cadastro do periódico em serviços de indexação. Até o momento Itec está indexado no Latindex, mais inserções estão a caminho.

Um periódico que tem como um dos focos a tecnologia, precisa fazer uso efetivo e sistemático destes mesmos recursos. Desde o primeiro número, os editores tiveram a preocupação de disponibilizar os conteúdos do periódico em mais de um formato (PDF, HTML e ePub), objetivando facilitar o acesso dos usuários através dos mais variados dispositivos de hardware utilizados. A publicação de artigos com características ampliadas (enhanced publications) também é um objetivo que está sendo desenvolvido, assim como a inserção do periódico nas mídias sociais que entendermos como pertinentes à disseminação da informação científica.

Neste número, Itec publica pela primeira vez, uma entrevista com o renomado Prof. Rafael Capurro, especialista em ética na área da informação, discute algumas ideias relacionadas à informação e tecnologia. Além da entrevista inaugural, Itec apresenta também seis artigos derivados de pesquisas, artigos oriundos de submissões feitas diretamente ao periódico e de trabalhos selecionados que foram apresentados e discutidos no âmbito do Grupo de Trabalho Informação e Tecnologia (GT-8) da ANCIB.

Nos próximos números, novas entrevistas serão disponibilizadas por nosso periódico, sempre com pesquisadores detentores de produção reconhecida em informação e tecnologia.

Sintam-se convidados (as) a navegar nesta edição de Itec, é uma honra tê-los(as) como leitores(as)!


Os editores

Dezembro de 2014