Ações de informação para o ensino médio no Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi

Autores

  • Isa Maria Freire UFPB
  • Gustavo Henrique de Araújo Freire UFPB

DOI:

https://doi.org/10.23179/2317-9082

Palavras-chave:

Regime de informação. Ações de informação. Rede conceitual. Rede de projetos. Laboratório de Tecnologias Intelectuais – LTi.

Resumo

Relata ações de informação para o ensino médio em desenvolvimento no Laboratório de Tecnologias Intelectuais – LTi da Universidade Federal da Paraíba.  Descreve a rede de projetos em parceria entre o Departamento de Ciência da Informação, o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e o Mestrado Profissional Gestão em Organização Aprendentes da Universidade Federal da Paraíba, onde pesquisadores e aprendizes de pesquisa atuam tanto para facilitar a transmissão do conhecimento quanto para produzir e compartilhar informações que representem oportunidades de criação de novos conhecimentos. Apresenta a metodologia da pesquisa-ação adotada pelos projetos da rede, em que se que utiliza a investigação em sítios virtuais e outros artefatos disponíveis da internet como insumo para produção e compartilhamento de informações de interesse para o ensino médio. Analisa as ações de informação na perspectiva dos seus estratos e domínios no regime de informação do LTi e no contexto da sociedade contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isa Maria Freire, UFPB

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Docente permanente do Mestrado Profissional Gestão em Organizações Aprendentes da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Gustavo Henrique de Araújo Freire, UFPB

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Docente permanente do Mestrado Profissional Gestão em Organizações Aprendentes da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Referências

AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION. Presidential Committee on Information Literacy. Chicago: ALA, 1989. Final report. Disponível em: http://www.ala.org/acrl/nili/ilit1st.html.

ANGELONI, M. T. (Org.). Organizações do conhecimento: infra-estrutura, pessoas e tecnologias. São Paulo: Ed. Saraiva, 2002.

BELLUZZO, R.C.B. A information literacy como competência necessária à fluência centífica e tecnológica na sociedade da informação: uma questão de educação. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DA PRODUÇÃO DA UNESP, 7., 2001. Anais... São Paulo: UNESP, 2001. Disponível em: http://www.simpep.feb.unesp.br/ana8.html.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CHOO, C.W. A Organização do Conhecimento: Como as organizações usam as informações para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. 2ed. São Paulo: Editora Senac, 2006.

DELAIA, Cláudia Regina. Subsídios para uma política de gestão da informação na EMBRAPA Solos, Rio de Janeiro. 2008. Dissertação (Mest. Ci. Inf.). Niterói: IBICT: UFF, 2008.

DOYLE, C. Information literacy in information society: a concept for the information age. NY: ERIC Clearinghouse on Information & Technology; Syracuse University, 1994.

DUBOST, J. L’intervention psycho-sociologique. Paris: PUF, 1987.

FREIRE, G.H. de A. Redes virtuais de aprendizagem na sociedade e na pesquisa. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 13, n. 25, p. 55-67, 1º sem. 2008.

FREIRE, I.M. Sobre o regime de informação no Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, v.4, n.1, p.70-86, 2013.

FREIRE, I.M. Categorização das ações de informação no Laboratório de Tecnologias Intelectuais – LTi. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v.5, n.1, 2012.

FREIRE, I.M. A responsabilidade social da ciência da informação e/ou o olhar da consciência possível sobre o campo científico. 2001. Tese (Dout. Ci. Inf.). Rio de Janeiro: UFRJ: IBICT, 2001.

GONZÁLEZ DE GÓMEZ, M.N. Novas fronteiras tecnológicas das ações de informação: questões e abordagens. Ciência da Informação, v.33, n.1, 2004.

GONZÁLEZ DE GÓMEZ, M.N. As relações entre ciência, Estado e sociedade: um domínio de visibilidade para as questões da informação. Ciência da Informação, v. 32, n. 1, p. 60-76, 2003b.

GONZÁLEZ DE GÓMEZ, M.N. Escopo e abrangência da Ciência da Informação e a Pós-Graduação na área: anotações para uma reflexão. Transinformação, v. 15, n. 1, p. 31-43, 2003a.

GONZÁLEZ DE GÓMEZ, M.N. Novos cenários políticos para a informação. Ciência da Informação, v.31, n. 1, p. 27-40, 2002.

GONZÁLEZ DE GÓMEZ, M.N. Da política de informação ao papel da informação na política contemporânea. Revista Internacional de Estudos Políticos, v.1, n.1, p.57-93, 1999.

KUHLTHAU, Carol. Inside the search process: information seeking from the user´s perspective. Journal of the American Society for Information Science, v.42, n.5, 1991.

LABORATÓRIO DE TECNOLOGIAS INTELECTUAIS – LTi. Portal de informações. Disponível em http://dci.ccsa.ufpb.br/lti.

LÉVY. P. As tecnologias da inteligência. O futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34,1994.

LÈVY, P. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.

LÜCK, H. Metodologia de projetos: Uma ferramenta de planejamento e gestão. 2ed. Petrópolis: Ed. Vozes, 2003.

THIOLLENT, M. Pesquisa-Ação nas organizações. São Paulo: Atlas, 1997.

VALENTIM, M. L. P. Grupos de pesquisa como instrumento integrador do ensino, pesquisa e extensão no contexto universitário In: CASTRO, C. A. (Org.). Conhecimento, pesquisa e práticas sociais em Ciência da Informação. São Luiz: EDUFMA, 2007. p.109-130.

WERSIG, G. Information science: the study of postmodern knowledge usage. Information Processing & Management, v.29, n.2, 1993.

WERSIG, G., NEVELING, U. The phenomena of interest to information science. The Information Scientist. v.9, n.4, 1975.

Downloads

Publicado

08-10-2013

Como Citar

Freire, I. M., & Freire, G. H. de A. (2013). Ações de informação para o ensino médio no Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi. Gestão &Amp; Aprendizagem, 2(1). https://doi.org/10.23179/2317-9082

Edição

Seção

Comunicações de Trabalhos/Pesquisas em Andamento