A LINGUAGEM COMO CONDIÇÃO HUMANA E O DISCURSO DO OUTRO

Autores

  • Maria da Luz Olegário Olegário ebaltar2007@gmail.com
  • Izabel França de Lima ebaltar2007@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.23179/g&a.v5i2.32306

Resumo

O texto apresenta considerações sobre a importância do discurso e seu contexto, independente da abordagem teórica, quando da análise da condição humana. A partir de autores/as como Foucault (1999), Le Goff (1992), Bakhtin (1990), Arendt (2005), entre outros/as, defende-se que a linguagem se constitui no eixo de tudo que se refere ao universo humano porque é na e pela linguagem que os sujeitos se expressam em suas interações sociais, constroem suas significações, seus discursos, suas representações. História e memória, assim, são imprescindíveis para estabelecer relação entre os sujeitos, uma vez que a linguagem, assim percebida, não serve apenas como veículo de comunicação, mas de ação, de práxis, ou seja, como capacidade humana de construir espaços simbólicos de tensão política, como uma atividade constitutiva, cujo locus de realização é a interação verbal. Assim, não há linguagem sem que haja o outro a quem se fala e que é ele próprio falante/respondente bem como a possibilidade de falar do que um outro disse.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria da Luz Olegário Olegário, ebaltar2007@gmail.com

Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPB.

Downloads

Publicado

31-12-2016

Como Citar

Olegário, M. da L. O., & de Lima, I. F. (2016). A LINGUAGEM COMO CONDIÇÃO HUMANA E O DISCURSO DO OUTRO. Gestão &Amp; Aprendizagem, 5(2). https://doi.org/10.23179/g&a.v5i2.32306

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa